Conteúdo/ODOC – O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), afirmou que o governo estadual irá ampliar o uso da tecnologia de reconhecimento facial por meio do programa Vigia Mais MT. Segundo ele, o objetivo é dificultar ao máximo a circulação de foragidos da Justiça em espaços públicos e privados em todo o estado.
“Vamos meter câmera com reconhecimento facial para tudo quanto é lado. Quem for procurado pela polícia vaza de Mato Grosso porque não vai poder entrar numa farmácia, não vai poder ir ao estádio, não vai poder ir num show, não vai poder ir num evento. Se ele for em algum desses locais, a câmera vai reconhecer e a polícia vai pegar ele”, declarou Mendes em entrevista ao podcast da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), na última sexta-feira (28).
Lançado há dois anos, o Vigia Mais MT já está presente em 127 municípios mato-grossenses e tem sido uma das principais estratégias do governo no combate à criminalidade, especialmente diante do avanço das facções criminosas no estado. O programa permite a instalação de câmeras em pontos estratégicos com tecnologia de monitoramento inteligente, como o reconhecimento facial.
Além das prefeituras, entidades privadas como empresas, associações de bairro e conselhos comunitários também podem aderir ao projeto. O Estado fornece gratuitamente os equipamentos — como câmeras, nobreaks e armários — enquanto os parceiros são responsáveis pela instalação e manutenção do sistema.