Vacinas estão disponíveis em 63 unidades básicas de saúde (Foto – Tomaz Silva)
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis começa hoje (8) a campanha de vacinação contra a gripe. A ação segue o calendário nacional e tem como objetivo proteger a população mais vulnerável aos efeitos do vírus influenza. A imunização será feita de forma escalonada e iniciada com os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Entre os primeiros a receber a vacina estão as crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente), idosos com mais de 60 anos, profissionais das áreas da saúde e da educação, forças de segurança, pessoas imunossuprimidas e aquelas com doenças crônicas.
A campanha, que visa reduzir os impactos da gripe, especialmente entre os grupos prioritários, terá como Dia ‘D’ de mobilização nacional a data 10 de maio.
Além disso, a partir do dia 21 de abril, a Secretaria de Saúde também fará a vacinação nas unidades de educação infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A medida visa facilitar o acesso das crianças à vacina e ampliar a cobertura vacinal no município.
A vacina disponibilizada na rede pública é a trivalente, que protege contra três tipos de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Ela pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do calendário nacional de vacinação e começa a oferecer proteção entre duas a três semanas após a aplicação da dose.
Para as crianças que vão receber a vacina pela primeira vez, será necessário um reforço: elas deverão tomar duas doses com um intervalo de 30 dias entre elas.
Essa orientação segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para garantir uma imunidade eficaz e duradoura nessa faixa etária
A estrutura da campanha também foi reforçada com a capacitação dos profissionais de saúde. Enfermeiros das unidades básicas participaram de um treinamento nos dias 02 e 03 de abril, com o objetivo de padronizar o atendimento e esclarecer dúvidas sobre o imunizante.
Segundo a secretária de Saúde, Tânia Balbinotti, a vacina está disponível nas 63 unidades básicas de saúde do município.
A vacinação contra a gripe é uma das principais estratégias de prevenção adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de reduzir os sintomas da doença, a imunização contribui para diminuir a circulação do vírus na comunidade e protege especialmente os indivíduos com maior risco de desenvolver quadros graves ou internações.
Por A Tribuna
8 de abril de 2025