Foi realizado no ultimo dia 14, 15, e 16 de abril na câmara dos vereadores no município de Diamantino o 7º Encontro Regional de de polo dos Conselheiros Tutelares de MT. O evento teve como objetivo principal buscar alinhar estratégias, fortalecer vínculos entre os municípios participantes e ampliar o conhecimento técnico dos profissionais envolvidos, promovendo uma atuação mais eficaz na proteção e promoção dos direitos da infância e adolescência.
Participaram do evento membros do polo regional, que envolvem conselheiros tutelares de municípios como Arenápolis, Nortelândia, Barra do Bugres, Nobres, Porto Estrela e Denise, além de membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e das Secretarias, de Educação, Saúde, e da Assistência social, o poder publico municipal através do Vice Prefeito senhor Antônio Teixeira, Dra. Maria Coeli Pessoa de Lima Promotora de Justiça da 1° Primeira Vara Cível de Diamantino-MT, a senhora Synara Gusmão defensora pública, e a Deputada Federal Giesela Simona.
Entre os temas abordados estão as atribuições do Conselho Tutelar, o trabalho em rede e a importância da intersetorialidade das políticas públicas, além do papel fundamental da associação na defesa dos direitos dos conselheiros tutelares.
As palestras forom conduzidas pela Dra. Graziela Cristina Luiz, consultora em Direitos Humanos e coordenadora institucional do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros(as) Tutelares.
O Vice-Prefeito, Antônio Teixeira, falou sobre a importância do encontro para a formação e capacitação dos conselheiros tutelares.
“Cuidar das nossas crianças é uma responsabilidade de todos nós e a gestão tem trabalhado com esse olhar atento e cuidadoso. Que este encontro fortaleça ainda mais o papel dos conselheiros tutelares na defesa dos direitos e no cuidado com quem mais precisa.”
O presidente da Associação de Conselheiros e Ex. Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, Nelson Faria, falou sobre o objetivo do evento.
“Este é um evento de suma importância, para que a rede do sistema de garantia de direitos, se une em prol de um único objetivo, que é as crianças e adolescentes ressaltou que esse realizado no município de Diamantino foi a 7º edição. E dando continuidade na agenda da ACT/MT será realizado a 8º edição no dia 22 e 23 no município de Nobres com as participações dos municípios de Nobres, Rosário Oeste, Jangada. Acorizal, Chapada dos Guimarães, e Cuiabá, e para fechar os eventos do mês de abril a 9º edição será realizada no dia 24 e 25 no município de Nova Canaã do Norte, e terá as presenças dos atores do Sistema de Garantia de Direito das cidades de Nova Guarita, Novo Mundo, Itatuba, Colider, e Marcelândia.”
O coordenador do polo o Conselho Tutelar de Diamantino, Wirley disse da importância para o fortalecimento das políticas públicas nos municípios.
“O encontro representa um importante passo para a construção de políticas públicas mais integradas, reafirmando o compromisso dos municípios do Polo 08 com a defesa da criança e do adolescente.”







Fonte: Esporte na Rede MT