Ações da área da Saúde conseguiram controlar o surto de chikungunya e dengue que atingiu a cidade no início deste ano (Foto – Arquivo)
Rondonópolis conseguiu controlar o surto de chikungunya e dengue que atingiu a cidade no início deste ano. Dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, com casos registrados até o dia 8 de abril, mostram que os novos registros de chikungunya e de dengue mantêm-se em queda.
Neste mês, foram confirmados na cidade 10 casos de chikungunya e 7 de dengue. Ainda assim, a população precisa manter a atenção já que o período de chuva, época mais propícia para a proliferação do Aedes aegypti, não chegou ao fim.
Levantamento do Painel das Arboviroses do Ministério da Saúde apontam que foram registrados em Rondonópolis 3.402 casos de chikungunya em janeiro; 1.700 em fevereiro e 228 em março.
Em abril, até o dia 8, foram 10 casos confirmados da doença. Neste ano, Rondonópolis ainda registrou um óbito em decorrência da chikungunya. No ano, entre janeiro e abril, 5.421 casos da arbovirose foram confirmados na cidade.
Com relação à dengue, o levantamento também indica queda no número de casos. Em janeiro, foram confirmados na cidade, 1.324 casos de dengue; em fevereiro, foram 540; em março, 85; e neste mês de abril, 7 até o dia 8. No ano, Rondonópolis já contabiliza 1.986 casos de dengue confirmados. Nenhum óbito em decorrência da doença foi registrado.
Mato Grosso
No Estado, 32.065 casos de chikungunya já foram confirmados esse ano. Mato Grosso ainda confirmou 44 óbitos pela doença e outros 21 estão em investigação.
Quanto à dengue, 23.294 casos foram confirmados em 2025 no Estado, além de 11 óbitos e 9 ainda em investigação.
Por A Tribuna 18 de abril de 2025