Parquímetros e placas que sinalizavam as cobranças pelas vagas de estacionamento foram retirados (Foto – Arquivo)
Os parquímetros da empresa que operava o Rotativo Rondon no quadrilátero central de Rondonópolis foram retirados, assim como as placas que sinalizavam as cobranças pelas vagas de estacionamento.
A retirada foi feita depois da finalização do contrato de concessão do serviço de cobrança pelas vagas de estacionamento no centro e notificação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para que a empresa fizesse a retirada.
Desde o início de março o estacionamento rotativo não está sendo cobrado. A previsão é de que uma nova licitação para concessão do serviço seja realizada pela prefeitura.
A licitação ainda não foi marcada, mas a Semob já deu início aos preparativos há um mês com a coleta de orçamento junto à empresas especializadas em operar estacionamentos rotativos pagos.
Esse é um dos procedimentos necessários para que uma nova licitação para a concessão do serviço seja aberta e posteriormente uma empresa seja contratada pela prefeitura.
Conforme já mostrou o A TRIBUNA, a lei municipal 6.916/2011 tornou obrigatória a instituição do estacionamento rotativo no quadrilátero central de Rondonópolis, o Rotativo Rondon, com concessionária escolhida mediante processo licitatório.
O andamento dos trâmites para a nova licitação teve início depois que o contrato de concessão do Rotativo Rondon, com a empresa Planar Engenharia chegou ao fim no mês de fevereiro e não foi renovado pelo Município, que alegou ter identificado diversas inconformidades que inviabilizaram a continuidade da concessão com a empresa.
Desde então, a cobrança pelas vagas de estacionamento no quadrilátero central da cidade deixou de ser realizada. A empresa tinha a concessão do serviço desde 2014, quando o Rotativo Rondon foi implantado pela gestão do ex-prefeito Percival Muniz.
PorA Tribuna
18 de abril de 2025