Conteúdo/ODOC – Os vendedores ambulantes com barracas nas calçadas da região central de Cuiabá terão que mudar de ramo caso queiram continuar atuando nesses locais. A informação foi dada pelo prefeito Abilio Brunini (PL), que justificou a medida como forma de proteger os comerciantes da região, donos de estabelecimentos regularizados, que enfrentam o que ele chamou de concorrência desleal. Abilio falou com a imprensa na quinta-feira, 17 de abril, durante o lançamento do Festival da Pamonha.
“Nós vamos ordenar, vamos dar sugestões para as pessoas que forem ficar nos locais para que elas mudem suas atividades para que não haja nenhum tipo de obstáculo ao funcionamento dos empreendimentos do entorno e organizar o centro da nossa cidade para que a caminhalidade fique correta”, afirmou.
Recentemente, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, se reuniu com a da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) para debater o tema.
O presidente da CDL, Junior Macagnam, explica que o crescimento do comércio informal causa concorrência desleal, obstruiu calçadas e prejudica a experiência de compra dos consumidores. “Essa situação compromete a competitividade e a arrecadação municipal, afetando o desenvolvimento do comércio, que é a grande força econômica de Cuiabá “, afirmou, ressaltando a necessidade de ações que equilibrem a atuação dos lojistas e dos ambulantes.
“Entenda bem: a pessoa monta uma loja, paga o IPTU, paga o ISS, ela tem o direito de não ter uma concorrência desleal na frente da sua loja, com uma outra pessoa vendendo o seu produto sem pagar imposto nenhum, sem fazer nada e ali competindo com você de forma desleal. A gente acredita que todos têm o direito de buscar sua sobrevivência, sua subsistência, mas a gente também tem que proteger aqueles que são os pagadores de impostos do nosso município”, pontuou Abilio.