(Foto – Divulgação)
Conforme mostrou reportagem do A TRIBUNA na edição de ontem (23), a concessionária Nova Rota do Oeste, controlada agora pela MT Par, empresa de economia mista do Governo de Mato Grosso, anunciou investimento para duplicação do perímetro urbano de Sinop, cidade polo do norte do Estado, com a construção de sete viadutos.
A situação chamou a atenção uma vez que Rondonópolis ainda não teve nenhum viaduto construído na travessia urbana da BR-163/364.
A questão aqui não é deixar de concordar que Sinop recebe as obras dos sete viadutos, até porque aquele Município tem uma grande importância para o Estado e precisa de obras adequadas. São obras importantes e que realmente devem ser feitas.
O problema é que Rondonópolis, que tem uma travessia urbana movimentadíssima, que envolvem duas BRs 364/163, com veículos de carga misturados com os de passeio, com inúmeros acidentes registrados, inclusive fatais, não tenha recebido, até o momento, investimentos em viadutos para garantir maior trafegabilidade e segurança para os condutores.
O que se tem até agora para Rondonópolis é a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do projeto para a construção de um viaduto localizado no Trevão. Não há ainda data de início da obra ou qualquer outra informação de quando o viaduto será construído.
É preciso lembrar que a construção de um viaduto no Trevão é uma demanda que há anos é cobrada pela população local. A preocupação é com a segurança, bem como a de garantir mais mobilidade para os condutores locais, que precisam trafegar pela travessia urbana em meio a um trânsito intenso de veículos pesados.
Diante disso, a expectativa que fica é para que o governador Mauro Mendes garanta a construção de, pelo menos, o viaduto no Trevão, já que o projeto já foi aprovado pela ANTT sendo incluído no plano da concessão da rodovia.
Também fica o alerta para que as autoridades e políticos locais não deixem de cobrar o Governo do Estado para que faça investimentos em Rondonópolis e neste caso específico, que dê início a obra do viaduto o mais rápido possível.
Por A Tribuna
24 de abril de 2025