Paula Calil (PL), presidente da Câmara de Cuiabá, disse que as famílias que sofreram com as fortes chuvas e enchentes devem receber uma resposta do poder público ainda nesta semana. A vereadora disse que assim que o prefeito Abilio Brunini (PL) encaminhar ao Legislativo o projeto que cria o auxílio emergencial de R$ 1 mil às vítimas, será convocada uma sessão na Câmara para aprová-la.
Em entrevista coletiva nessa segunda-feira (13), Abilio disse que iria decretar calamidade temporária na cidade e que estava preparando um Projeto de Lei para criar um auxílio emergencial.
O prefeito também afirmou que equipes da Assistência Social estão nas ruas dos bairros afetados, entre eles, o São Mateus. O objetivo é levantar os pontos críticos e contabilizar o número de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. A presidente da Câmara afirmou que o Legislativo também vai fazer sua parte para auxiliar a população.
“Então assim, o prefeito vai mandar para a Câmara a proposta e após nós recebermos nós vamos convocar para uma sessão extraordinária 24 horas após, que poderá ser de forma híbrida, porque a gente precisa da participação dos vereadores”, disse.
Ao ser questionada se é possível que as famílias em vulnerabilidade recebem alguma resposta do poder público ainda nesta semana, Paula Calil respondeu: “acredito que sim, depende do cadastro, mas o prefeito garantiu que ele tem equipe para isso (…) e que esse recurso chegará para as famílias”. No entanto, existem algumas condições.
“As casas têm que estar interditadas pela Defesa Civil, tem que estar no CadÚnico, é só para essas famílias, num primeiro momento, conseguirem comprar colchões, porque (…) a água estava na cintura. É para dar um auxílio nesse primeiro momento”, esclareceu a vereadora.
Ainda não foi confirmado se, de fato, a ajuda financeira da prefeitura será no valor de R$ 1 mil ou quantas famílias poderão receber este auxílio. Contudo, Calil afirmou que o Legislativo quer participar de todo o processo.
“É necessário que a Câmara participe ativamente para poder ajudar essas famílias. Convoquei os vereadores, rapidamente, na mesma hora vieram participar e isso foi muito importante porque os vereadores deram opiniões também, hoje, se posicionaram no que poderiam fazer e a Câmara, com certeza, vai estar participando ativamente dessas ajudas que virão aí”.
Redação Vinicius Mendes/ Foto Divulgação / TRE-MT