Conteúdo/ODOC – O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), afirmou nesta terça-feira (6) que a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos municipais será pago já na folha salarial prevista para o final deste mês de maio. A medida, segundo ele, está sendo discutida por uma comissão liderada pelo secretário de Fazenda, Marcelo Bussiki, e deve seguir o índice do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
“Sim, eu acredito que tem uma comissão junto com o Marcelo Bussiki e junto de alguns servidores que estão estudando sobre esse assunto. Eu não sei os índices, porque eles estão estudando lá. Mas, eu acredito que deve ser fixado dentro de um percentual, o INPC”, declarou Abílio durante entrevista à imprensa.
A RGA é um direito previsto na Constituição Federal e tem como objetivo repor as perdas salariais causadas pela inflação acumulada ao longo do ano anterior. Normalmente, o cálculo é feito com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), mas o prefeito indicou que o município pode adotar o INPC, também divulgado pelo IBGE.
Durante a entrevista, Abílio também aproveitou para reforçar o compromisso da atual gestão com a valorização dos servidores municipais e comparou sua administração à do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
“Os servidores, desde que eu entrei, estão mais tranquilos, porque eu estou pagando todo mundo, paguei cinco folhas em quatro meses, pagamos prêmios saúde, todos os direitos, todas as insalubridades, todas as verbas indenizatórias, estamos pagando tudo junto. Se o servidor não estiver tranquilo comigo, ele está com saudade do Emanuel”, alfinetou.