Área de soja cresce 1,67% no estado. Foto: Divulgação
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou nesta segunda-feira (5) a primeira estimativa de área plantada de soja para a safra 2025/26 em Mato Grosso. Segundo o instituto, a área deve alcançar 13,01 milhões de hectares, representando um crescimento de 1,67% em relação à safra anterior.
O Imea atribui esse aumento à cautela dos produtores diante dos custos de produção elevados. Apesar dos preços da soja estarem mais altos nesta temporada em comparação à anterior, a margem líquida dos produtores (LAJIDA) permanece inferior, o que limita investimentos mais significativos no atual ciclo.
Quanto à produtividade, as projeções ainda são limitadas devido à incerteza de fatores como condições climáticas e controle de pragas. Dessa forma, o Imea utilizou a média de produtividade dos últimos três anos, estimando 60,45 sacas por hectare.
Com base nessas estimativas, a produção de soja para a safra 2025/26 está projetada em 47,18 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 7,29% em relação à safra anterior.
Agrolink – Seane Lennon
Publicado em 07/05/2025 às 12:02h.