15/01/2025 18:22. O cineclube Zumbis exibe o longa-metragem “Madalena”, do cineasta sinopense Madiano Marcheti, no auditório da Escola Técnica Educação Profissional e Tecnológica (ETEC), nesta quinta-feira, a partir das 19h. A sessão contará com a participação do diretor e um debate com o público após a exibição.
O filme estreou em um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo, o de Roterdã, nos Países Baixos, há cerca de três anos, e vai ser exibido pela primeira na cidade do diretor. “Eu estou super animado de poder finalmente mostrar o longa aqui, sabe. Eu tinha prestigiado o cineclube quando tinha dezesseis, dezessete anos, mas nunca tinha tido a oportunidade de mostrar o meu trabalho”, contou Marcheti, ao Só Notícias.
De acordo com a sinopse, o longa-metragem narra a história de Madalena, uma mulher transexual que é encontrada sem vida em uma plantação de soja e isso acaba afetando a vida de três jovens da cidade interiorana que morava. A história foi filmada em Dourados (MS).
“A produtora que abraçou o filme na época era do Mato Grosso do Sul, então por isso a gente acabou filmando lá, mas a escolha, por exemplo, de Dourados, foi exatamente pela similaridade com Sinop.” “O modo estrutural da cidade, a coisa de ter os condomínios, os bairros de casas populares, o centro da cidade com aquela avenida central, com as lojas, a cidade ser rodeada por plantações, que era exatamente o que eu lembrava de Sinop”, explicou.
Marcheti tem 36 anos e nasceu em Porto dos Gaúchos (238 km de Sinop), mas passou a infância e adolescência em Sinop até se mudar para Cuiabá, onde se formou em rádio e televisão pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Em 2023, ele foi incluído em uma reportagem da conceituada revista norte-americana Variety, como um dos 10 cineastas mais promissores do Brasil e seu próximo longa-metragem está em pré-produção atualmente. “Madalena” foi destaque também no jornal The New York Times, foi exibido em mais de 40 festivais e já fez parte do catálogo na Netflix.
A Escola Técnica Educação Profissional e Tecnológica (ETEC) fica localizada entre as avenidas das Sibipirunas e Flamboyants. A entrada é gratuita.
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: reprodução)