Conteúdo/ODOC – O ex-servidor público Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, e seu filho Gustavo Benedito Junior Lara de Santana, de 18, se tornaram réus pelo assassinato da estudante Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, em Cuiabá. A Justiça aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Além do feminicídio, pai e filho também vão responder por lesão corporal, roubo qualificado, extorsão e ocultação de cadáver. A decisão é do juiz Francisco Ney Gaiva, da 14ª Vara Criminal da Capital.
Heloysa foi morta no dia 22 de abril, dentro de sua casa no bairro Morada do Ouro. O corpo foi encontrado no mesmo dia, à noite, em um poço com cerca de 9 metros de profundidade, no bairro Ribeirão do Lipa.
Benedito, que era padrasto da vítima, e Gustavo foram presos na madrugada do dia 23. Outros dois adolescentes, de 16 e 17 anos, também foram apreendidos, mas respondem em processo separado por ato infracional.
Os dois principais acusados estão detidos no Raio 8 da Penitenciária Central do Estado (PCE), unidade de segurança máxima.
O crime
De acordo com a investigação da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), Benedito levou o filho e dois colegas de escola até a casa da namorada, mãe de Heloysa. A jovem foi assassinada antes da chegada da mãe, ainda com o padrasto presente no local.
Exames da Perícia Oficial (Politec) indicaram múltiplas lesões pelo corpo da vítima. A causa da morte foi asfixia por estrangulamento, com uso de um cabo de carregador de celular (USB).
Mesmo sabendo que a enteada estava morta, segundo a polícia, Benedito deixou a casa alegando ter sido chamado para o trabalho. Mais tarde, a mãe da vítima chegou acompanhada de uma amiga e um bebê. Ela foi brutalmente espancada, mas a amiga não foi agredida por estar com a criança.
Segundo o delegado Guilherme Bertoli, os criminosos conseguiram retirar o corpo da adolescente enquanto a mãe estava sendo mantida em outro cômodo da casa.
O corpo de Heloysa foi encontrado por policiais do 10º Batalhão da PM por volta das 22h20 do mesmo dia.