O aluno Helber Gabriel Nascimento Oliveira. Ex alunno da Escola Estadual Bromildo Lawisch de Itanhangá-MT, foi aprovado no curso de Medicina da UFPR campo de Curitiba Capital do Estado do Paraná. de família humilde o jovem estudante sempre se destacou demonstrando empenho e interesse em sues estudos, sempre entre os melhores alunos da escola.
A professora Aline Broio Rodrigues Vitorino que foi a primeira professora do Helber fala do orgulho de ter sido sua orientadora desde a educação infantil. no ensino fundamental e médio, eu acompanhei ele durante todo esse tempo, o período que eu não estava na coordenação, eu fiquei três anos em sala de aula, mas eu acompanhei ele. Quando ele estava no terceiro ano do ensino médio, eles ficaram sem professor de língua portuguesa durante um período, e eu que dei aula para eles. Então, assim, o Helber sempre foi fora da caixa nè?, sempre foi super estudioso, sempre fazia mapas mentais para estudar, fazia os registos diferentes no caderno, pesquisava além do que era pedido.
Eu corrigi muita redação dele, mesmo quando eu estava na coordenação, ele fazia as redações para treinar e para se aprimorar, e levava para mim. tanto que no passado, se eu não me engano, a nota de redação dele no Enem foi 960,se eu não me engano. E ele tinha terminado de ver a nota da redação, eu cheguei no mercado e ele já veio correndo me contar.
Então, eu tenho uma ligação bem legal com o Helber e eu tenho muito carinho, tanto por ele quanto pela família dele. E é isso, ele sempre conseguiu, porque ele realmente é diferenciado mesmo. Ele é, além de muito inteligente, é muito esforçado, dedicado. Então, essa é a receita para o sucesso, né? Esforço, dedicação e horas e horas de estudo.
Helber conversou com a nossa reportagem , gostaria de dizer que muito obrigado pelas palavras, pelas felicitações é o momento que eu estou muito feliz, literalmente estou em êxtase e desde ontem porque a gente sabe que é difícil , a gente sabe que não é algo que é fácil, não foi fácil e não vai ser fácil também durante o curso, mas enfim, é uma realização de um sonho muito grande .
Porque não é algo que eu conquistei sozinho, é algo que eu tive todo o apoio dos meus pais, é algo que eles sempre estiverem comigo e é algo que eu batalhei muito sabe para poder conseguir. porque a gente pensa passar em Medicina muitas vezes dependendo do lugar é mais fácil, entendeu só que passar em medicina nenhuma universidade federal, inclusive na sétima melhor universidade federal do Brasil é uma coisa assim absurda sabe.
Eu estou muito feliz, de verdade estou muito feliz, mas eu sempre dedico, eu falo que essa aprovação as pessoas lêem o meu nome na lista, mas eu vejo o nome da minha mãe do meu pai porque eles foram totalmente meu pilar.
Eles foram meu alicerces, as pessoas que acreditaram em mim, as pessoas que mais tiveram cara, tiveram do meu lado ali, viram o quanto foram noites sem dormi, noite de estudo, livro e tudo sabe, e é muito importante para mim porque eu não vejo a medicina só como uma experiência porque você cuida a vida das pessoas é um experiência muito grande , mas cara, é uma parte de entrada nos estudos , é uma forma de você conquistar certos lugares na vida, então isso é muito importante também.
Eu sou cotísta no vestibular, entrei como menino pardo, entrei como escola pública, então assim, sou cotista, e na cota de PPI, na cota escola pública de um salário mínimo per capita, então assim, eu passei acho interessante te informar, as cotas, claro. Para mim eu acho que a posição que a gente passa é só sabe, é uma coisa meio independente assim, estaria com a mesma felicidade se eu tivesse passado em último lugar, não teria problema nenhum com isso.
É, e sabe, é uma coisa que para mim é uma conquista muito grande, porque eu venho tentando isso desde o terceiro ano do ensino médio. Eu me formei no ano de 2022, aí na escola, na Bromildo Lawisch, estudei a vida toda em escola pública, é, tipo assim, sempre tive professores no ensino público excelentes, sabe?
E a gente sabe que para pessoas que do ensino público é difícil alcançar vagas em faculdades públicas, mesmo que seja uma faculdade pública, é até engraçado falar isso. Porque geralmente a gente sabe que as faculdades públicas, estão repletas de pessoas na particular.
Mas eu queria só fazer esse adendo, assim, que nem eu estou tentando desde 2022, tentei no meu terceiro ano, aí ano passado, aí em 2023 tentei de novo, passei em 2023 para segunda fase, porque o vestibular da Federal é composto de uma primeira fase e de uma segunda fase.
No ano de 2023 eu passei, só que eu fiquei em quarto na lista de espera, e rodou até o segundo colocado, então eu não passei por conta de duas pessoas, aí esse ano eu fui lá e consegui passar, consegui conquistar a vaga, agora só tem que terminar, é de arrumar as coisas aqui para fazer todo o envio da documentação, mas já agilizei boa parte da documentação..
E é isso, e nossa, eu estou estou muito honrado de que vai ter uma matéria sobre mim, eu não imaginava, de coração, tipo, eu não fazia ideia de que isso tomaria uma proporção desse tamanho, mas eu fico muito feliz, de coração mesmo, eu fico muito, muito, muito feliz.
Redação Sebastião Rodrigues/Imagem Instagram do Helber/ reportertiaorodrigues@gmail.com