Conteúdo/ODOC – Um homem identificado como Luiz Felipe da Silva Cavalcante, de 20 anos, morreu em confronto com policiais civis durante a Operação Leviatã III, em Barra do Garças (511 km de Cuiabá), na manhã desta quarta-feira (26).
A ação mira integrantes de uma facção criminosa atuante com o tráfico de drogas e homicídios no município.
De acordo com a Polícia Civil, ao perceber a presença dos investigadores em sua residência, o acusado avançou contra um dos agentes na tentativa de tomar sua arma.
Diante da situação, um policial reagiu e disparou na direção de Luiz, que foi atingido.
Ele foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos.
Conforme a Polícia Civil, Luiz usava tornozeleira eletrônica e possuía antecedentes criminais por extorsão, promoção de organização criminosa, ameaça e corrupção de menores.
Operação Leviatã III
No total, os agentes cumpriram cinco mandados de prisão, além de mandados de buscas, apreensão domiciliar e quebras de sigilo dos investigados.
Conforme as investigações, entre os crimes praticados pela facção, está o assassinato de Kayk Oliveira Dias, ocorrido em agosto de 2024.
Na ocasião, a vítima chegava em um bar com sua esposa, quando foi atingida por disparos de arma de fogo. Ele tentou correr, mas foi alcançado pelos faccionados que o seguiram com vários disparos. Em seguida, os suspeitos fugiram do local.
O delegado responsável pelas investigações, Pablo Rigo, destacou que a operação representa o avanço nas apurações de homicídio e de crime organizado no município.
“A ação reforça a estratégia de inteligência policial para combater o avanço de facções criminosas em Barra do Garças e região, priorizando a segurança pública e a responsabilização dos envolvidos”, disse o delegado.