Melhoramento genético é um dos temas. Os temas centrais abordarão cultivo in vitro, genômica funcional, tecnologias de melhoramento genético – Foto: Katya Ershova
A feira internacional Macfrut, referência global na cadeia de suprimentos de frutas e hortaliças, sediará pela primeira vez o Simpósio Internacional sobre Ferramentas Biotecnológicas em Horticultura (ISHS). O evento ocorrerá de 6 a 8 de maio de 2025, no Rimini Expo Centre, na Itália, e será promovido pela Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS), em parceria com a Universidade Politécnica de Marche.
Sob a coordenação de Silvia Sabbadini, Angela Ricci, Luca Capriotti e Bruno Mezzetti, o simpósio reunirá especialistas para discutir as mais recentes inovações em biotecnologia aplicada ao setor. “O objetivo comum das diversas contribuições científicas que chegam de todo o mundo é tornar as plantas cultivadas mais ‘adaptáveis’ a agentes de vários tipos, como a falta de água ou o ataque de patógenos que prejudicam a qualidade e a quantidade da produção de frutas e vegetais, bem como o conhecimento e o estudo da função e do papel dos genes em alguns processos metabólicos fundamentais”, comentam.
Os temas centrais abordarão cultivo in vitro, genômica funcional, tecnologias de melhoramento genético, como edição de genoma e cisgênese, além dos impactos socioeconômicos e da aceitação pública dessas inovações. Segundo os organizadores, o evento será uma oportunidade para fortalecer a colaboração entre universidades, centros de pesquisa e empresas, promovendo soluções sustentáveis para a produção hortícola. O objetivo é desenvolver variedades mais resilientes, adaptáveis a mudanças climáticas e menos dependentes de insumos externos.
A programação inicia em 5 de maio com visitas técnicas a empresas na Emilia-Romagna. De 6 a 8 de maio, as sessões científicas ocorrerão dentro do Macfrut, em uma área exclusiva. O encerramento será em 9 de maio, na Escola de Biotecnologia da Universidade Politécnica de Marche, reforçando o compromisso do evento com a pesquisa e a inovação no setor.
Agrolink – Leonardo Gottems
Publicado em 27/02/2025 às 06:25h.