A aprovação ocorreu durante a sessão de ontem da Câmara Municipal
(Foto – Divulgação/Assessoria)
Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária da Câmara Municipal de ontem (26), a indicação para que o Município implante, com urgência, um pátio de apreensões de veículos na cidade.
A votação da indicação já estava prevista e foi proposta após reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Segurança (CCJ) da Casa de Leis realizada na segunda-feira (24) com a participação das forças de segurança, Poder Judiciário, Detran e Prefeitura, para debater a escalada da violência em Rondonópolis.
A medida é apontada pelas autoridades como a principal e de maior urgência para garantir a realização de operações e blitzes pela polícia como parte do trabalho de combate ao crime organizado em Rondonópolis.
O vereador Vinícius Amoroso, presidente da CCJ, já havia adiantado para o A TRIBUNA que a polícia entende que as ações no trânsito são um dos eixos do combate às organizações criminosas e essas operações estão sendo prejudicadas em Rondonópolis pela inexistência de um pátio de apreensões de veículos.
“Então, entendemos que essa indicação precisava ser feita imediatamente. Infelizmente é uma medida impopular e que nem todas as pessoas compreendem, mas que é essencial neste momento”, argumentou.
O parlamentar ainda apontou que foram apresentados números alarmantes da violência em Rondonópolis e, por isso, são necessárias medidas urgentes.
Mais indicações
Durante a reunião que debateu o alto índice de violência na cidade, foram definidas ainda mais duas indicações, mas estas devem ser feitas na próxima sessão, porque os vereadores aguardam os dados técnicos que serão enviados pelo Poder Judiciário e pela Polícia Civil.
As indicações são de implantação de uma Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado, que deve ser feita ao Governo do Estado, e de criação de uma Vara Especializada de Crimes Hediondos, que será encaminhada ao Judiciário.
MP também pediu pátio
Além da indicação dos vereadores, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso também recomendou ao município a adoção de medidas imediatas para a implantação do pátio de apreensões na cidade.
Rondonópolis não conta com um pátio de apreensões desde 2019, quando o espaço foi desinstalado pelo ex-prefeito Zé Carlos do Pátio.
Sem o local para a guarda dos veículos apreendidos, houve uma redução na fiscalização de trânsito e, nos últimos anos, a cidade vivenciou um avanço muito grande nos delitos de trânsito e nos acidentes com vítimas, incluindo fatais.
Somente no ano passado, 3.500 acidentes de trânsito com vítimas foram registrados conforme dados do Samu
Por A Tribuna. 27 de fevereiro de 2025