Esse avanço coloca o Brasil em rota de uma logística mais verde. A expansão ferroviária no Sul do país representa um avanço estratégico para a logística nacional, segundo a Cargo Control Brasil. O projeto Nova Ferroeste, que prevê mais de 3.000 km de trilhos, vai interligar regiões produtivas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul aos principais portos, tornando o escoamento mais eficiente, competitivo e sustentável.
A nova malha ferroviária deve reduzir significativamente os custos logísticos e as emissões de carbono, além de aliviar o tráfego nas rodovias. A expectativa é que o transporte de grãos, minérios, produtos industrializados e algodão ganhe mais agilidade, segurança e menor impacto ambiental.
Esse avanço coloca o Brasil em rota de uma logística mais verde, alinhada às exigências globais de sustentabilidade e descarbonização, além de aumentar a competitividade do agronegócio e da indústria nacional nos mercados interno e externo. Com a Nova Ferroeste, o país se prepara para um futuro mais ágil, conectado e eficiente, fortalecendo sua infraestrutura e ampliando as oportunidades para toda a cadeia produtiva do Sul do Brasil.
“A nova malha promete impulsionar o transporte sustentável, diminuir o uso das rodovias e fortalecer o escoamento de grãos, minérios e produtos industrializados. Com essa transformação, o Brasil avança rumo a uma logística mais verde, eficiente e competitiva no cenário internacional. Um futuro mais ágil e conectado está chegando! Na Cargo Control, acompanhamos cada avanço do setor para garantir soluções alinhadas às transformações do mercado. Fale com nossos especialistas e prepare sua operação para um futuro mais ágil, sustentável e competitivo”, conclui.
Agrolink – Leonardo Gottems
Publicado em 04/06/2025 às 06:55h.