O evento teve como objetivo apresentar os projetos da entidade e fortalecer a relação com os profissionais de imprensa
Na manhã desta quinta-feira, 23.01, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou, em Cuiabá, a primeira edição do Café com Jornalistas. O evento buscou esclarecer dúvidas, explicar o funcionamento da entidade e estreitar o relacionamento com os profissionais de comunicação.
Para o diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Bertuol, foi um momento importante para dialogar com os jornalistas sobre a realidade do setor. “A Aprosoja Mato Grosso tem importantes trabalhos a nível social, como o Agrosolidário que ajuda mais de 80 entidades em todo o estado. Nós temos trabalhos de pesquisas em três campos, que ajudam os produtores a conseguirem produzir mais e com sustentabilidade, e hoje mostramos aqui para fazer com que essa informação chegue alinhada para toda a sociedade”, destaca.
A jornalista Amanda Divina, do Olhar Direto, reconheceu o evento como excelente oportunidade para integrar e conhecer de perto o funcionamento da entidade e conectar com produtores do interior do estado. “Acredito que seja um trabalho integrado. A Aprosoja MT tem muitos trabalhos que a imprensa não tem contato, principalmente no interior. A gente acaba sabendo os principais quando envolve, de repente, uma política de âmbito nacional, como o embate da Moratória da Soja. Mas há muitos trabalhos, principalmente no interior, que a imprensa muitas vezes não conhece e por isso é importante esse networking e troca de informações”, afirma.
Marcelo Ponce, repórter do SBT Cuiabá, recorda que durante muitos anos o agro se comunicou mal, ao conversar apenas com quem está dentro da porteira. E para ele, a entidade, como representante dos produtores, tem tido um papel fundamental para comunicar de forma mais simples tudo o que o agro representa, atingindo diversos públicos.
“Mostrar o agro de uma maneira mais simples, que facilite a compreensão do que o setor faz, como o produtor age dentro da propriedade, tudo que ele traz em benefício, tanto do setor como da classe por inteiro, é muito importante para desmistificar algumas coisas, mudar conceitos já criados e estabelecer a verdade sobre o que é o setor”, aponta Marcelo. Durante o evento, foram apresentadas todas as frentes de trabalho da entidade, como sustentabilidade, relacionamento, política e defesa agrícola, além dos projetos desenvolvidos por meio do apoio dos mais de 8,7 mil associados, com destaque para os de responsabilidade socioambiental.
A jornalista Bruna Cardoso, do Estadão Mato Grosso, reforçou que é dever da imprensa comunicar e simplificar as informações que envolvem toda a cadeia produtiva, do campo ao consumidor. “Temos o papel de informar o que está acontecendo, porque o óleo de soja ou outro produto chega caro na prateleira, como isso se relaciona, por exemplo, com o excesso de chuva, atraso da colheita e a diminuição da produtividade. Então essa integração dos comunicadores com a Aprosoja MT traz todas essas informações pra gente que está aqui na capital e muitas vezes não vemos de perto, na lavoura”, conclui.
Por meio do Café com Jornalistas, a Aprosoja Mato Grosso reforça seu compromisso em estreitar os laços com a imprensa e criar um canal direto de comunicação para que as informações sobre o agronegócio e as ações da entidade cheguem de forma mais clara e acessível à sociedade.
Vitória Kehl Araujo janeiro, 23 de 2025
Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: comunicacao@aprosoja.com.br