9 países optaram por suspender as compras especificamente do Estado do RS. 9 países optaram por suspender as compras especificamente do Estado do Rio Grande do Sul: – Foto: Canva
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atualizou nesta semana as restrições temporárias impostas às exportações brasileiras de carne de aves, em decorrência da confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em nota oficial, o órgão reafirmou seu compromisso com a transparência e informou que mantém diálogo contínuo com os países importadores para fornecer informações técnicas e assegurar a retomada das exportações o mais rápido possível.
De acordo com o MAPA, 22 países suspenderam temporariamente todas as importações de carne de aves do Brasil. Entre eles estão China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia. Essa medida representa um impacto significativo, especialmente considerando o peso da China e da União Europeia no comércio internacional de carnes.
Além disso, nove países optaram por suspender as compras especificamente do Estado do Rio Grande do Sul: Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. Já Japão e Arábia Saudita restringiram as importações apenas do município de Montenegro, onde o foco da doença foi identificado.
O MAPA reforçou que segue atuando de forma rápida e coordenada, com ações de controle e erradicação do foco de IAAP, além de prestar esclarecimentos técnicos às autoridades sanitárias internacionais. O objetivo é restabelecer a confiança nos protocolos sanitários brasileiros e garantir a continuidade das exportações, fundamentais para a economia nacional e para a segurança alimentar global.
Agrolink – Leonardo Gottems
Publicado em 21/05/2025 às 10:36h.