Alerta de temporais é renovado na Bahia. Foto: Divulgação
O transporte de umidade do oceano para o continente, intensificado pela atuação de um cavado no litoral da Bahia, deve manter as chuvas fortes no estado pelo menos até quinta-feira (8), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“As instabilidades continuam atuando desde a semana passada, com registros de chuvas localmente torrenciais”, informou o Inmet. Nas últimas 24 horas, até as 8h desta terça-feira (6), os maiores acumulados foram registrados em Salvador, com 61,6 milímetros, e em Cruz das Almas, com 51,6 milímetros.
Para esta terça-feira (6), o instituto renovou o aviso de perigo para chuvas intensas em áreas da Bahia, incluindo o litoral nordeste, o Recôncavo Baiano e a capital, Salvador. Segundo o Inmet, os volumes podem chegar a 100 milímetros, acompanhados de rajadas de vento de até 100 km/h.
Outras áreas da Bahia também permanecem em atenção, com previsão de chuvas intensas, porém com menor severidade, entre hoje (6) e amanhã (7). O alerta inclui ainda partes de Sergipe e o leste de Alagoas.
No Rio Grande do Sul, as regiões da Campanha, Missões e municípios próximos à fronteira com o Uruguai entraram em atenção a partir desta terça-feira (6). De acordo com o Inmet, há possibilidade de acumulados entre 30 e 50 milímetros, conforme o aviso de perigo potencial emitido.
O instituto destacou que as instabilidades devem ganhar força nos próximos dias, devido à combinação de uma massa quente, úmida e instável, ao padrão de ventos em altos níveis da atmosfera e à aproximação de uma frente fria. “Esses fatores vão potencializar a ocorrência de temporais na região”, afirmou o Inmet.
O instituto antecipou para quarta-feira (7) um novo aviso de perigo para tempestades no estado, com volumes previstos entre 30 e 100 milímetros em pontos isolados, rajadas de vento de 40 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
A previsão aponta que a condição de tempo severo no Rio Grande do Sul deve se intensificar entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9), com fortes instabilidades e chuvas intensas em áreas do estado.
Agrolink – Seane Lennon
Publicado em 06/05/2025 às 11:58h.