Passagem de uma frente fria pela costa brasileira provoca essas condições, diz Climatempo; confira em qual região.
Previsão do tempo. Foto: Sistema Faep
Enquanto a circulação de ventos associados à presença de uma área de alta pressão posicionada próximo ao país contribui para condição de tempo estável em boa parte das Regiões Sul e Sudeste – excepcionalmente no litoral do Espírito Santo, onde a entrada de ventos úmidos do oceano pode estimular a formação de nuvens de chuva ao longo do dia, condicionando a ocorrência de chuviscos rápidos e isolados – o litoral do Nordeste sofre com chuva pesada. Veja os detalhes do tempo neste sábado, segundo a Climatempo.
Região Sul
O céu segue com poucas nuvens e o sol predomina na maior parte dos três estados do Sul. A massa de ar polar, que influenciou os termômetros na região, vai perdendo a força. Apesar disso, as temperaturas seguem amenas, principalmente no período noturno e no começo do dia.
Região Sudeste quase sem chuva
Como informado no começo do texto, à exceção do Espírito Santos, nos demais estados, o predomínio segue sendo de tempo firme, assinalado pela presença de sol entre algumas nuvens no decorrer do dia. Não há previsão de chuva significativa em nenhuma das áreas.
À tarde, o ar seco ganha força nas áreas mais interioranas e pode favorecer a queda significativa dos índices de umidade relativa do ar. Entre o norte paulista e a região do triângulo mineiro, os índices devem variar entre 21 e 30% durante as horas mais quentes.
Região Centro-Oeste
Ainda chove forte em parte do Mato Grosso e do oeste de Goiás, mas o tempo já deve abrir mais nas demais áreas. Temperaturas começam a aumentar gradativamente de maneira mais expressiva. No Mato Grosso do Sul, no centro e leste de Goiás e no Distrito Federal, o predomínio será de tempo firme ao longo de todo o dia, assinalado pela presença do sol entre nebulosidade variável.
Em alguns pontos do sudeste goiano, o ar seco ganha força durante a tarde e derruba os índices de umidade relativa do ar, que entram em limiares de atenção.
Região Nordeste com chuva volumosa
O maior destaque segue associado à chuva pesada que continua caindo entre a região do recôncavo da Bahia e o litoral de Sergipe – onde o cenário é de perigo. No decorrer do dia, o potencial para chuva forte seguida por altos volumes permanece elevado, e o risco para eventuais transtornos também.
A circulação de ventos associados à frente fria também já deve impactar sobre algumas áreas de Alagoas, que ficam sob condições para chuva forte no decorrer das horas. Por outro lado, áreas do interior nordestino continuam com predomínio de ar seco e sem previsão de chuva.
Entre o interior do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a umidade relativa do ar segue baixa e as temperaturas seguem bastante elevadas.
Região Norte
A oferta de umidade vai continuar subsidiando a formação de instabilidades por praticamente todos os estados, e os temporais devem seguir se espalhando entre o Amazonas, Roraima e Amapá. Chove forte também entre Acre e Rondônia. No Tocantins, predomínio de tempo mais aberto em boa parte do estado.
03/05/2025 10:22