Foto: Freepik
Mês vai marcar importantes mudanças nos padrões de temperatura e de chuva no Brasil
29/03/2025 17:22
O mês de abril deve marcar o início efetivo do outono no Brasil, com a chegada das primeiras massas de ar frio de origem polar e uma mudança gradual no padrão de chuvas, segundo previsão da Climatempo.
A tendência é de que o mês seja de transição, com períodos mais curtos de temperaturas amenas no Centro-Sul do país e redução progressiva das precipitações em várias regiões.
De acordo com os meteorologistas, duas massas de ar polar devem se destacar em abril: uma no fim da primeira quinzena e outra no fim do mês. A primeira queda de temperatura, entre os dias 5 e 8 de abril, trará um resfriamento leve de algumas áreas. Essa variação será sentida em porções da região Sul e Sudeste, assim como na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Um pouco antes do fim da primeira quinzena do mês, aí sim deve ocorrer um resfriamento mais acentuado, já com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas do Sul.
Além dessa região, a massa de ar frio deve ocasionar queda de temperatura de moderada a forte intensidade em partes de São Paulo e de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso.
Já no fim do mês, há previsão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar mais forte, ampliando o raio de abrangência. O resfriamento deve ser acentuado especialmente na região Sul, mas também espera-se uma queda forte de temperatura em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

Apesar dessas incursões de ar frio, abril ainda deve ser caracterizado por dias quentes, com temperaturas acima da média em grande parte do país. Apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem terminar o mês com temperaturas ligeiramente abaixo da média histórica.
Chuvas em abril
Em relação às chuvas, abril costuma marcar a redução dos volumes em boa parte do território nacional, o que também é previsto para este ano. A exceção deve ocorrer em partes da região Sul, onde há expectativa de acumulados acima da média, e no extremo norte do país, sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que seguirá ativa.
A Climatempo prevê que, na primeira quinzena do mês, os maiores volumes de precipitação ocorrem no Sul e no Norte do Brasil. Estados como Amazonas, Pará e Amapá, além do litoral norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, devem registrar episódios de chuva intensa. Belém (PA) e Manaus (AM) estão entre as cidades com maior volume previsto.

Na costa leste do Nordeste, especialmente em Salvador (BA), as chuvas devem ganhar intensidade, assim como no litoral do Sudeste. A combinação da passagem de frentes frias com a temperatura elevada do Atlântico Sul deve favorecer episódios de chuva forte em áreas como o litoral paulista e fluminense.
O Sul terá vários eventos de chuva forte ao longo do mês. No entanto, os volumes previstos são significativamente menores que os registrados em 2024, quando o Rio Grande do Sul enfrentou episódios de precipitação extrema.
Já na segunda quinzena de abril, espera-se a diminuição mais acentuada das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste. Essa redução é uma característica típica do outono, que tende a se intensificar em maio.