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Itanhangá-MT: Escola Municipal Paulo Freire passa a ser referencia em educação, alcançando o 34º lugar entre as escolas publicas de MT

A Escola Municipal Paulo Freire do Município de Itanhangá-MT, passa a ser referência em educação no Estado de Mato Grosso, nos últimos anos a unidade escolar tem elevado o nível de aprendizagem de seus alunos e com isso ganhado Prêmios. O site srpnews.com.br entrevistou a Gestora da unidade escolar Professora Marcia Gerente Becker que destacou o momento da educação da Escola M. Paulo Freire. Leia na integra a entrevista com a Professora Marcia.

É com muito orgulho que no último dia 02 de junho, recebemos o resultado do Alfabetiza -MT de 2024, em que a Escola M. Paulo Freire, ficou entre as 100 escolas com os melhores desempenho em aprendizagem no Estado de Mato Grosso.

Pudemos verificar esta semana, com a publicação da lista contendo as 1.300 escolas públicas do estado de Mato Grosso, que ficamos em 34º lugar. Foi muita dedicação de toda a nossa equipe. No decorrer de todo o ano são várias avaliações e sondagem realizadas com os alunos, mas, sabemos que não é só avaliar, mas sim o momento em que sentamos e analisamos essas avaliações, pois as avaliações têm a função de verificar a aprendizagem e buscarmos as alternativas para recuperar as dificuldades dos alunos.

No início do ano passado, percebemos que nós estávamos com uma defasagem muito grande em matemática, em português, os nossos alunos estava indo bem, mas em matemática precisava de atenção especial. Verificamos os pontos fracos, intensificando as atividades e com o apoio pedagógico, elevamos a proficiência de matemática em 50 pontos.

Tenho certeza, que essa dedicação é que nos deu a possibilidade de estarmos novamente indo, nos próximos dias, receber o prêmio na 4º edição, uma placa de reconhecimento que colocaremos junto com a placa da 2º edição e no segundo semestre um prêmio em valor.  Esse valor que a escola receberá, é calculado conforme o número de alunos do 2º ano que realizou a avaliação no final do ano passado. Esse ano receberemos 60% do valor e os demais 40% fica para o ano que vem, porém só receberemos se nossa escola manter ou melhorar do desempenho e a escola que vamos apoiar também tenha um melhor desempenho. Essa escola será definida pela equipe do Alfabetiza e divulgada nos próximos dias.

Precisamos continuar melhorando sempre, pois chegar no 5, no 6 Ideamt é fácil, mas, manter-se e continuar superando, melhorando sempre, é o que buscamos constantemente, trabalhando com planejamento, com formações, para que os nossos professores consigam sempre desempenhar um excelente trabalho. Mas não conseguiremos fazer “o melhor” sozinhos, precisamos também da família, estamos trabalhando com reforço para os alunos que não estão com a aprendizagem no nível necessário.

Agradecemos a todas as famílias, por todo apoio e dedicação, mas infelizmente, temos alunos que não estão vindo participar deste reforço no contra turno e também faltado as aulas regulares, precisamos que estas famílias compreendam a sua importância e que esses alunos possam realmente sanar todas as suas dificuldades.

Toda nossa dedicação não é pensando na premiação da escola, a premiação, é uma consequência. A nossa preocupação, é com o futuro das nossas crianças. Eles serão os nossos adultos de amanhã, serão as pessoas que estarão nos atendendo, como médicos, advogados, futuros gestores do município. Nós queremos que eles tenham uma educação de qualidade, porque, com certeza, no futuro, eles serão os adultos que estarão cuidando de nós na velhice. E cuidando das crianças do futuro também. Então, nós queremos que eles estejam muito bem preparados. Concluiu a gestora Professora Marcia Regina Gerente Becker.

foto abaixo da equipe de profissionais da Educação da Escola Municipal Paulo Freire de Itanhangá-MT.

( foto arquivo da Escola)

Imagem do Secretario De Estado da Educação Alan Porto no lançamento do Alfabetiza-MT 2025. (Foto arquivo da Secom-MT)

O Programa Alfabetiza MT é uma política educacional do estado de MT em regime de colaboração com os municípios, que tem como objetivo central a alfabetização de crianças até os 8 anos de idade. A metodologia do programa consiste em 3 avaliações anuais (Diagnóstica, Formativa e Somativa) com os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental de todas as escolas do estado de Mato Grosso.

Redação srpnews.com.br/Sebastião Rodrigues Zap 66 984 15 02 42

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