29 de Abril de 2025 às 14:31
Secretário Alan Porto destaca a importância da iniciativa para a melhoria da educação pública. O Sistema Estruturado de Ensino, implantado na rede estadual, a partir de 2022, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi um dos temas tratados no segundo dia do II Seminário Internacional Gestão para Aprendizagem, que acontece de 28 de abril a 4 de maio, em Barcelona (Espanha).
O evento é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Ministério da Educação (MEC).
O secretário de Educação, Alan Porto, falou sobre o sistema para uma plateia formada por secretários de Educação dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal (DF), além de representantes do Ministério da Educação (MEC), de instituições como a Stanford University e Beijing Foreign Studies University, entre outros.
Na avaliação do secretário, apresentar o case do Sistema Estruturado de Ensino é uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e práticas bem-sucedidas que não apenas beneficia alunos e professores das 628 escolas da rede, mas também fortalece a identidade cultural e educacional, promovendo uma formação mais completa e contextualizada.
“Ao expor os resultados positivos obtidos em sala de aula, a Seduc não apenas evidencia o compromisso com a qualidade da educação, mas também inspira outras instituições a adotarem abordagens inovadoras”, disse.
Segundo Alan, essa troca de experiências é fundamental para a construção de uma rede colaborativa entre educadores, gestores e especialistas, que visa enfrentar os desafios comuns na educação. “O que, aliás, é um dos objetivos do seminário”, completou.
Ele observa que o Sistema Estruturado, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, representa um avanço significativo na busca por melhores índices de aprendizagem. “Ao oferecer um conteúdo programático adaptado à realidade regional e alinhado à BNCC”, reforça Alan, “a Seduc demonstra que é possível unir qualidade e relevância na educação pública”.
O titular da Seduc deixou claro que a promoção de parcerias estratégicas, como as que podem surgir a partir do evento, é essencial para o desenvolvimento contínuo da educação em todos os países.
“Ao compartilharmos o nosso case, Mato Grosso não apenas se posiciona como referência, mas também se abre para aprender com as experiências de outros. Essa colaboração mútua é o caminho para a construção de soluções inovadoras e eficazes, que atendam às necessidades de todos os estudantes, especialmente aqueles em contextos mais vulneráveis”.
O Sistema Estruturado de Ensino
O SEE é composto por material didático, Plataforma Digital Plurall, avaliações, exercícios complementares, banco de perguntas e formação continuada dos professores com duração de 120 horas por ano.
A iniciativa visa propor um conjunto de ações voltadas ao reforço da qualidade do ensino, melhoria do desempenho, interatividade, feedback e soluções pedagógicas.
Os conteúdos são bimestrais e os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento organizadas de acordo com as necessidades de cada ano, considerando sempre a progressão da aprendizagem.
Rui Matos | Seduc