A criação do sistema de premiação aos professores foi anunciada pelo prefeito em evento do início do ano letivo
Prefeito Cláudio Ferreira durante evento do início do ano letivo
Em uma ação inovadora, a Prefeitura de Rondonópolis vai recompensar o esforço individual dos professores da rede municipal, premiando com carros zero quilômetro os profissionais que tiverem as turmas melhor avaliadas.
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, anunciou nesta sexta-feira (31) que o Município vai premiar com sete veículos zero quilômetro os professores com melhores desempenhos no ano.
“Vamos juntos transformar a educação de Rondonópolis e dar um bom exemplo para o Brasil!”, garantiu.
A criação do sistema de premiação aos professores foi anunciada pelo prefeito junto ao secretário municipal de Educação, Carlos Alberto Pereira Júnior, durante o evento de abertura do ano letivo de 2025, no Centro de Eventos Tulipas, região do Sagrada Família, com uma plateia formada por professores, estagiários, coordenadores e diretores de todas as escolas e creches da rede municipal. “Nós queremos recompensar os professores que atenderem ao chamamento de entrega pessoal à educação”, afirmou Cláudio.
O prefeito justificou que vem, com isso, trazendo princípios da iniciativa privada para o setor público. Ele explicou que essa ação na educação é o início de um processo em que o professor vai ser valorizado pelo seu trabalho, algo que não era feito até então pela municipalidade. “As empresas fazem isso, até Deus também prometeu recompensas para os mais comprometidos e nós também faremos isso, porque é o certo”, avaliou.
Conforme Cláudio, a premiação é uma sinalização de que o governo municipal reconhece que o engajamento individual é essencial para se obter bons resultados na educação.
“Com essa iniciativa, a gestão municipal quer passar a mensagem que reconhece a importância do esforço pessoal de cada professor e que, sem ele, nós não teremos uma educação de qualidade”, acrescentou o gestor.
Cláudio falou, nesse sentido, da importância da participação e contribuição dos educadores com a transformação almejada. “Vocês estão diante de uma grande oportunidade, não uma oportunidade material, mas de uma oportunidade espiritual de resgatar o Brasil a partir de Rondonópolis. Não percam a oportunidade de participar desse empreendimento de salvar os mais vulneráveis, aqueles que mais precisam”, afirmou.
“Mantenham isso no coração de vocês, tenham fé, amor às nossas crianças e mantenham acesa a chama da esperança de um prefeito e de um secretário que estão comprometidos em dar condições de trabalho. Vamos fazer todo o esforço possível para estar recompensando vocês”, acrescentou ele, destacando que o reconhecimento dos profissionais está sendo feito na prática, não apenas no discurso.
Além disso, o chefe do Executivo enfatizou o papel dos pais na educação das crianças. “Eu acredito no poder transformador da Educação. Por isso, convoco as famílias a se tornarem famílias educadoras, também peço o esforço de toda comunidade escolar…”, conclamou.
O prefeito ainda reforçou o compromisso de implantar o 14º salário dos professores, que será pago conforme a performance dos profissionais e a intenção é que comece a ser pago a partir do próximo ano. Os critérios da premiação com carros vão ser detalhados através de um edital a ser divulgado posteriormente.
OUTRAS AÇÕES
No evento, que aconteceu no período da manhã, os profissionais da educação do município também conheceram o novo material didático que será distribuído pela Prefeitura aos alunos da rede, bem como outras orientações sobre o ano letivo escolar.
O secretário de Educação acrescentou aos profissionais do setor que pretende dar as condições de trabalho que os professores precisam e citou algumas medidas já adotadas para esse início de ano letivo, como o aumento do valor da verba emergencial das escolas, além da flexibilização para o uso dessa verba.
Carlos Júnior ainda ressaltou que foram adquiridos os melhores materiais estruturados para atender a rede e foi iniciado o processo para adquirir recursos para as salas de recursos para estudantes atípicos. Também foi ampliado o número de psicólogos na rede.
“Educação a gente não faz construindo prédios, educação se faz investindo em pessoas, nos professores, investindo nos alunos. Dando condições de trabalho para os professores. Por isso, vamos dar as condições que vocês precisam”, disse o secretário.
O evento marcou o início do ano letivo que começa nesta segunda-feira (3) nas escolas da rede municipal de Rondonópolis.
Por A Tribuna
1 de fevereiro de 2025