28 de Março de 2025 às 18:06. Eleição ocorreu nesta sexta-feira (28.03), em Brasília. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) ocupará a 1ª vice-presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estados para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). A vaga foi garantida através de eleição ocorrida na tarde desta sexta-feira (28.3), em Brasília.
Realizada na Embaixada da Itália no Brasil, a eleição escolheu a nova diretoria do Consecti, que terá dois anos de mandato. Com isso, o cargo destinado a Mato Grosso será ocupado pelo titular da Seciteci, secretário Allan Kardec, que já era diretor-regional do Centro-Oeste junto ao Conselho Nacional.
“É muito importante ocuparmos esse espaço porque o Consecti vem ganhando cada vez mais força. Temos muitas pautas para fortalecer ainda mais a política de Ciência, Tecnologia e Inovação no país”, afirmou Allan.
O secretário também defendeu como prioridade do Consecti o apoio à criação de conselhos, fundos e planos municipais de ciência, tecnologia e inovação, bem como fortalecimento de fundações de apoio à pesquisa e financiamento da educação profissional e tecnológica.
O conselho continuará sendo presidido por Silvio Bulhões e conta ainda com Mauricélia Montenegro (Pernambuco) como 2º Vice-presidente, além dos diretores regionais Edivan Andrade (Norte), Sandra Monteiro (Nordeste), Jaime Verruck (Centro-Oeste), Vahan Agopyan (Sudeste) e Aldo Bona (Sul).
“Desde a pandemia, nossas reuniões vêm sendo ampliadas. Temos demonstrado ainda mais importância e vemos o resultado do esforço que temos feito para tornar a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação mais presente nos Estados”, completou Silvio.
A eleição da nova diretoria ocorreu depois de um balanço das atividades em relação ao período 2022/2024. Também foram debatidas as estratégias de organização da entidade e realização de encontros regionais pelo país. As próximas reuniões ocorrerão em Macapá (AP), Brasília, Foz do Iguaçu (PR) e Goiânia (GO). Apenas uma chapa se inscreveu para o pleito por conta do consenso em torno dos nomes para a nova diretoria.
Entre as suas atribuições, o Consecti articula os interesses comuns das secretarias estaduais e órgãos congêneres, contribui para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e mobiliza as bancadas federais dos estados em torno do tema.
Téo Meneses | Seciteci