Evanilda Solange Dias, secretária Municipal de Educação de Cuiabá, afirmou que a qualidade da merenda oferecida às crianças da rede municipal de ensino é impactada pela falta de repasses do governo federal. Ela ainda declarou que “o valor fica aquém das necessidades”.
A secretária disse que o Município tem uma equipe de nutricionistas que monta o cardápio para atender as necessidades nutritivas dos estudantes. Contudo, em decorrência das dívidas que encontrou ao assumir a Secretaria e também por causa dos repasses do governo federal, nem sempre a qualidade da merenda é a adequada.
“O que ocorre é que nem sempre o governo federal nos passa o recurso necessário. Se você entrar no portal, você vai ver que o recurso é irrisório, mas o nosso prefeito garantiu a suplementação para que as crianças tenham uma alimentação de qualidade. Agora, nós temos que levar em conta que recebi uma secretaria com dívidas muito grandes”, pontuou.
Evanilda ainda afirmou que será mantida a frequência de 3 merendas para às crianças e disse que a prefeitura já está renegociando os contratos com as empresas responsáveis, para garantir que a merenda seja entregue nas escolas já a partir do dia 3 de fevereiro. Também destacou que o Município não deve pedir ajuda à União.
“Não é tentar junto ao recurso federal, porque o recurso é, por lei, por número de alunos. Então. O que nós podemos fazer é a complementação dos 25% da prefeitura que realmente virá para a educação, para garantir a educação de qualidade (…). O valor [que repassam] fica aquém das necessidades”.
Apesar disso, a secretária reforçou que o início do ano letivo não será afetado, continuará marcado para o dia 3 de fevereiro, e que todas as equipes da secretaria estão mobilizadas.
“Nós temos uma rede inteira comprometida com isso. Então, eu creio que os nossos profissionais, se eles passaram no concurso público, se eles passaram num teste seletivo, é porque eles estão capacitados. E com a nossa gestão e com a colaboração e o empenho de todos os profissionais, eu tenho certeza que a educação de qualidade será garantido para as nossas crianças”, assegurou.
O DG entrou em contato com o Ministério da Educação, que, por meio da assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, informou que não houve suspensão de repasses para Cuiabá e que as verbas da merenda serão encaminhadas a partir de fevereiro, mesma época em que se iniciam as aulas.
Leia a nota na íntegra:
Em relação à solicitação de informações sobre os repasses realizados ao município de Cuiabá/MT em 2024, informamos que o valor total transferido foi de R$ 9.921.876,00, atendendo a um total de 62.017 alunos em 194 escolas.
Gostaríamos de ressaltar que não houve suspensão de repasses para a Prefeitura de Cuiabá no ano de 2024 no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Adicionalmente, informamos que os repasses do PNAE para o ano de 2025 terão início na primeira quinzena de fevereiro.
Redação Vinicius Mendes/Foto DG