Redação Só Notícias (foto: assessoria)/ 05/05/2025 9:16
Foi realizada, ontem, pela primeira vez no Hospital Municipal de Cuiabá, a captação de um coração. A doadora foi uma mulher de 30 anos. O procedimento iniciou por volta das 20h e foi concluído às 22h40, envolvendo a retirada de múltiplos órgãos e tecidos como o coração, fígado, rins (direito e esquerdo) e córneas.
O procedimento foi conduzido com sucesso e sem intercorrências em trabalho coordenado entre equipes médicas de diferentes Estados, sendo Distrito Federal: responsável pela captação do coração; Paraná: equipe responsável pelo fígado; São Paulo: destino dos rins, com a retirada feita pela equipe local e Mato Grosso responsável pela captação das córneas. Cada equipe foi formada por três profissionais, dois cirurgiões e um enfermeiro, que atuaram em conjunto para garantir a segurança e eficácia do procedimento.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante foi a responsável por organizar e coordenar todo o processo em parceria com a Central de Transplantes.
Como forma de reconhecimento à generosidade da doadora e sua família, os colaboradores do hospital formaram um corredor humano entre as UTIs e o centro cirúrgico.