22 de Maio de 2025 às 17:50/Iniciativa do Corpo de Bombeiro, prefeitura e Sema orientou sobre manejo seguro de resíduos
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participou, na quarta-feira (21.5), de uma ação conjunta para o monitoramento e controle das queimadas que atingem o lixão municipal da cidade de Confresa (a 1.048km de Cuiabá). A ação contou com a parceria da Prefeitura de Confresa e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Durante a visita técnica, diversos pontos de queima ativa foram identificados, o que exigiu atenção redobrada por parte das equipes. De acordo com os bombeiros militares, o combate direto às chamas é inviável, uma vez que o fogo se alastra em profundidade, alimentado por materiais em decomposição.
Por isso, os servidores municipais foram orientados sobre o descarte e manuseio adequados dos resíduos sólidos. Já a Sema empregou drones para mapear a área e obter imagens aéreas, contribuindo com a avaliação da extensão da queimada.
A Prefeitura de Confresa, por sua vez, se comprometeu a acompanhar mais de perto o descarte de resíduos no local, promovendo uma descarga setorizada, o que deve evitar o acúmulo de materiais combustíveis e reduzir as chances de reignições.
O comandante do 2º Núcleo de Bombeiro Militar (2º NBM), tenente BM Fabio Gomes Pereira, destacou a importância de usar de forma racional os recursos da corporação para atuar no lixão.
“É importante compreender que estamos lidando com uma queimada e não com um incêndio. Deslocar diariamente nossas viaturas para apagar esses focos comprometeria a pronta resposta em casos realmente emergenciais, como incêndios em residências ou indústrias. Nossas viaturas precisam estar abastecidas e prontas para salvar vidas. O foco, nesse caso, deve ser a prevenção e o manejo correto do lixo”.
Assessoria | CBMMT