Conteúdo/ODOC – O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), desistiu da criação da Secretaria de Tecnologia e Inovação, inicialmente prevista na reforma administrativa da gestão. Com isso, o ex-vereador Fellipe Corrêa, anunciado como responsável pela nova pasta, assumirá a Secretaria de Trabalho, Agricultura e Desenvolvimento Econômico.
De acordo com Abílio, a decisão foi motivada pela falta de recursos financeiros. “A reforma será menor do que gostaríamos. Não vamos criar a Secretaria de Tecnologia e Inovação porque, financeiramente, não podemos gastar”, explicou o prefeito em entrevista nesta segunda-feira (6). “Fellipe Corrêa está se saindo bem na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e continuará lá.”
O prefeito anunciou que, no próximo mês, enviará à Câmara Municipal a proposta de reforma administrativa. Entre as mudanças previstas, está a separação das Secretarias de Cultura e Esporte, além da divisão das pastas de Ordem Pública e Segurança Pública. Por outro lado, as Secretarias de Gestão e Fazenda deverão ser unificadas.
Paralelamente, o secretário de Governo, Ananias Filho, informou que cerca de 40% dos 800 cargos comissionados da Prefeitura serão extintos como parte do plano de ajuste fiscal. Segundo ele, a medida visa reduzir os custos mensais do município sem impedir a criação de novas secretarias.
De acordo com o secretário, a estrutura das novas pastas não representará aumento de despesas, já que o impacto financeiro foi incluído nos ajustes propostos. “Algumas secretarias se fundiram, outras foram criadas, mas a estrutura nova não resultará em crescimento de custo. A despesa já está contemplada nos 40% de cortes determinados pelo prefeito, incluindo redução de pessoal e custeio mensal”, explicou.