A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças (DERF-BG) e do Núcleo de Inteligência da Regional, deu apoio operacional à Polícia Civil do Rio Grande do Sul, na localização e captura nessa quinta-feira (15) do advogado Daniel Fernando Nardon, investigado por fraudes bancárias em âmbito nacional.
Ele é o principal alvo da Operação Malus Doctor, conduzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que apura a atuação de um grupo de advogados suspeito de fraudar ações judiciais para obter empréstimos bancários em nome de clientes, muitos deles já falecidos, sem o conhecimento ou consentimento dos mesmos.
O prejuízo gerado pelos atos ilegais está estimado em R$ 50 milhões, envolvendo tanto bens móveis quanto imóveis e contas bancárias.
Inicialmente, a operação cumpriu 74 ordens judiciais, sendo 35 de busca e apreensão. Dos 14 alvos da operação, nove são advogados e têm ordem de suspensão do exercício da advocacia em seus nomes.
A s outras cinco pessoas, totalizando 14, são familiares e pessoas próximas ao principal investigado.
Fuga
A Operação Malus Doctor foi deflagrada no último dia 8 e as investigações descobriram que Daniel Nardon havia havia se em Barra do Garças, por possuir laços familiares e vínculos de amizade na região.
Diante dessas informações, a PC do Rio Grande do Sul deslocou equipe especializada até o município, com apoio tático amigo pessoal de longa data do foragido, estaria oferecendo abrigo e apoio logístico para sua fuga, inclusive e logístico das unidades locais.
Com base em cruzamento de dados e levantamentos de campo, foi identificado que um empresário de Barra do Garças, , colocando à disposição seu veículo particular, uma Hilux branca, para o deslocamento interestadual.
Ao saber da existência de policiais do Rio Grande Sul em Barra do Garças, o advogado fugiu e acabou sendo preso na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul.
Durante a abordagem, o empresário mato-grossense que conduzia o veículo também foi preso em flagrante pelos crimes de favorecimento pessoal e obstrução da persecução penal, ao ter deliberadamente prestado auxílio à fuga de pessoa procurada pela Justiça, ocultando informações, mentindo à família e viabilizando transporte interestadual do foragido.
“Essa ação demonstra a força da cooperação interestadual e o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso com a localização e prisão de foragidos que acrditam que podem se esconder em nossa região”, destacou delegado de Mato Grosso Joaquim Leitão Júnior.
A operação também contou com o apoio da Polícia Militar de Goiás, da Polícia Rodoviária Federal de Barra do Garças e da Polícia Rodoviária Federal de Dourados (MS).