Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Gilberto Cattani (PL), desmentiu boatos de que estaria se preparando para disputar uma das vagas ao Senado nas eleições de 2026.
Os rumores estariam causando desconforto nos bastidores do Partido Liberal em Mato Grosso, que tem o deputado federal José Medeiros como o principal cotado para a disputa. “Narrativa falsa e ridícula. Seguimos trabalhando de verdade pelo povo de Mato Grosso. Menos fofoca e mais respeito”, salientou o deputado estadual.
Em 2026 ele vai tentar seu 3º mandato como deputado estadual. O parlamentar “surgiu” na política em 2021, quando era suplente de Silvio Fávero, na época no PSL. Fávero foi uma das vítimas de COVID-19 e a cadeira no legislativo ficou vaga, sendo assumida pôr Cattani.
Evolução de votos
Em 2018, eleição que deu essa suplência para Cattani, ele obteve 11.629 votos. Assumindo em 2021, teve pouco tempo para “se apresentar” e já nas eleições de 2022 teve um salto de votos surpreendente, obtendo 44.705 votos, sendo o 6º parlamentar mais votado desta campanha ao Legislativo mato-grossense.
Cogitam Senado
A disputa pelas duas vagas ao Senado por Mato Grosso nas eleições de 2026 conta com diversos nomes de destaque no cenário político estadual. Abaixo, apresento os principais pré-candidatos e seus perfis:
Mauro Mendes (União Brasil)
Atual governador de Mato Grosso, Mauro Mendes é considerado um dos favoritos para o Senado em 2026, devido à sua alta popularidade e gestão bem avaliada. Para concorrer, precisará renunciar ao cargo até abril de 2026.
José Medeiros (PL)
Deputado federal e ex-senador, José Medeiros é filiado ao Partido Liberal (PL) e conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sua candidatura ao Senado é um projeto antigo, e ele busca consolidar sua posição dentro do partido para viabilizar a campanha.
Carlos Fávaro (PSD)
Senador e atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro é filiado ao PSD e já confirmou que buscará a reeleição ao Senado em 2026, descartando disputar o governo estadual.
Janaína Riva (MDB)
Deputada estadual em seu quarto mandato, Janaína Riva é uma das principais lideranças femininas do estado. Ela já confirmou sua pré-candidatura ao Senado em 2026, destacando sua experiência legislativa e disposição para enfrentar adversários de peso.
Jayme Campos (União Brasil)
Senador e ex-governador de Mato Grosso, Jayme Campos ainda não definiu se buscará a reeleição ao Senado ou se candidatará ao governo do estado. Sua decisão influenciará significativamente o cenário eleitoral.
Lúdio Cabral (PT)
Deputado estadual e médico sanitarista, Lúdio Cabral é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e tem uma trajetória marcada pela atuação na saúde pública. Ele é cotado como possível candidato ao Senado, representando a esquerda no estado.
Antônio Galvan (DC)
Ex-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Antônio Galvan é produtor rural e já manifestou interesse em disputar o Senado, podendo mobilizar o eleitorado ligado ao agronegócio.