Conteúdo/ODOC – A Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá desligou de todas as atividades e serviços ligados ao ministério de acolitato o ex-servidor público Benedito Anunciação de Santana, preso por envolvimento na morte da enteada Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos.
Em nota oficial, a direção da Catedral afirmou que Benedito “não responde mais por nenhuma função ou serviço no âmbito da igreja” e ressaltou que a medida visa preservar a comunidade e os princípios que norteiam a instituição.
“Ressaltamos que este desligamento não implica julgamento antecipado, mas é uma medida prudente diante das circunstâncias. Pedimos a todos os colaboradores, membros de pastorais e também de serviço desta Catedral, que mantenham o espírito de oração, especialmente pela vítima, sua família e por todos os envolvidos neste brutal acontecimento”, diz trecho da nota.
Heloysa Maria foi morta na noite de terça-feira (22). O corpo da adolescente foi encontrado com mãos e pés amarrados dentro de um poço em uma área de mata no bairro Ribeirão do Lipa.
Além de Benedito, o filho dele, Gustavo Benedito Junior Lara de Santana, de 18 anos, também foi preso. Outros dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos por suspeita de participação no crime.
Leia a nota na íntegra:
COMUNICADO INTERNO
A Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, por meio deste, comunica que o acólito B.A.S, anteriormente integrante da equipe de serviço desta Catedral, está oficialmente desligado de todas as atividades e serviços ligados ao ministério de acolitato.
A decisão foi tomada em virtude do seu envolvimento em um caso de feminicídio, atualmente sob investigação pelas autoridades competentes da capital. Diante da gravidade dos fatos e em conformidade com os princípios da Igreja, que prezam pela dignidade da vida e o respeito à justiça, esta medida visa preservar a integridade da comunidade e a seriedade dos serviços litúrgicos prestados.
Ressaltamos que este desligamento não implica julgamento antecipado, mas é uma medida prudente diante das circunstâncias. Pedimos a todos os colaboradores, membros de pastorais e também de serviço desta Catedral, que mantenham o espírito de oração, especialmente pela vítima, sua família e por todos os envolvidos neste brutal acontecimento.
Que o Senhor Bom Jesus nos conceda sabedoria, misericórdia e firmeza.
Cuiabá, 23/04/2025
Padre Deusdedit Monge – Cura Metropolitano de Cuiabá
Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá