“Não se pode, jamais, confundir o exercício da advocacia com o crime praticado pelo cliente. Advogado não defende crime, garante o direito a defesa de todo cidadão, conforme previsto na Constituição brasileira”, afirmou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, ao receber o deputado estadual Elizeu Nascimento, na tarde desta quarta-feira (26), na sede Seccional.
Na semana passada, o deputado fez declarações equivocadas sobre a advocacia, durante sessão no plenário da Assembleia Legislativa, criticando os advogados que assumiram a defesa da acusada de ter cometido um crime bárbaro e de grande repercussão.
Imediatamente após as declarações do deputado, a presidente da OAB-MT se manifestou repudiando o conteúdo da fala e defendendo o exercício da advocacia. “Até para que um criminoso possa ser efetivamente punido ele precisa de um advogado. O trabalho do profissional precisa ser respeitado. Repudiamos as declarações, no mínimo, desastrosas do deputado”, disse Gisela Cardoso.
Após a manifestação da OAB-MT, o deputado Elizeu Nascimento divulgou uma Nota de Esclarecimento se retratando e pedindo desculpas, alegando estar sob o “calor e emoção” do momento. Reafirmou seu respeito aos advogados, à OAB e a Defensoria Pública.
Nesta quarta-feira, o deputado fez questão de entregar, pessoalmente, a nota para a diretoria da OAB-MT e enfatizar o seu pedido de desculpas e retratação pelo pronunciamento. Ao lado da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o vice-presidente, Giovane Santin, participou da reunião com o parlamentar. Veja a Nota de Esclarecimento do deputado Elizeu Nascimento: