Conteúdo/ODOC – O secretário de Fazenda, Marcelo Bussiki, afirmou que a Prefeitura de Cuiabá enfrenta dificuldades para acessar recursos federais devido a dívidas deixadas pela gestão anterior, liderada pelo ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
“Hoje a prefeitura não tem certidão para receber recursos de convênio, já que a gestão anterior não pagou determinados parcelamentos de dívidas com o governo federal. Isso prejudica muito o andamento da gestão atual”, explicou o secretário.
Segundo Bussiki, nesses primeiros dias de gestão, a recuperação de certidões são foco – visto a necessidade para aquisição de recursos para manter a máquina pública funcionando. “Esse esforço é justamente para recuperar as certidões, a credibilidade e equilibrar as contas, para que a população não seja prejudicada. Já foi determinado pelo prefeito, e a gente está trabalhando para que isso ocorra o mais rápido possível”, argumenta.
Conforme noticiado pelo Portal O Documento, O prefeito Abilio Brunini (PL) assinou na sexta-feira (3) decreto que declara calamidade financeira em Cuiabá. Os efeitos do decreto serão válidos por 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por igual período.
No ato publicado numa edição suplementar da Gazeta Municipal no dia 3, é explicado que a calamidade financeira é motivada pelo crescimento da dívida do município nos últimos oito anos.