Conteúdo/ODOC – O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), é uma das lideranças estaduais com potencial para influenciar na disputa presidencial de 2026. A declaração foi dada nesta terça-feira (18) durante o Encontro Mato-grossense de Municípios, realizado em Cuiabá.
Em sua análise, Temer apontou que Mauro Mendes faz parte de um grupo de governadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerados possíveis herdeiros do seu espólio político na próxima eleição.
“Sem dúvidas. Você sabe que essas coisas de política são sempre muito complicadas, a gente nunca sabe exatamente o que vai acontecer. O Mauro Mendes, eu tenho estado com ele até no exterior, em palestras que faço, onde ele tem comparecido, e tenho um bom relacionamento com o governador. Então, acho que essas coisas podem acontecer”, afirmou Temer.
Além de Mauro Mendes, outros governadores são apontados como possíveis candidatos ou influenciadores no pleito presidencial. Entre eles estão Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná. Esses nomes têm se destacado no cenário político e podem representar o eleitorado conservador na sucessão de 2026.
Apesar de reconhecer a influência dos governadores no próximo pleito, Temer ponderou que ainda é cedo para definições. “Estamos muito distantes, você sabe que 2026 depende às vezes de amanhã, imagine dois anos. Vai ter muito tempo pela frente, vamos aguardar”, disse o ex-presidente.
Mauro Mendes, por sua vez, tem evitado se posicionar sobre um possível apoio a um nome específico na disputa presidencial. No entanto, sua proximidade com Tarcísio de Freitas e outros governadores ligados ao bolsonarismo reforça as especulações sobre seu papel na eleição.
Com Bolsonaro inelegível, esse grupo de governadores surge como uma alternativa para liderar o campo conservador e influenciar na escolha de um candidato que possa herdar sua base eleitoral em 2026.