Conteúdo/ODOC – O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sinop cumpriu, nesta quinta-feira (15), um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão no âmbito da Operação Lagoa Limpa contra Carlos Eduardo Ribeiro, conhecido como “Sapão”, ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Carmem.
Ele é investigado por envolvimento com tráfico de drogas, organização criminosa e extorsão, incluindo vítimas idosas. A ação contou com apoio da Polícia Militar, por meio do 3º Comando Regional e da 26ª Companhia Independente de Força Tática de Sinop.
Durante a operação, foram apreendidos um celular, uma arma de fogo e diversas munições. As investigações seguem em sigilo.
Carlos Eduardo é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e foi vereador por cinco mandatos consecutivos, entre 2004 e 2024. Nas últimas eleições, tentou a reeleição, mas não foi eleito, recebendo apenas 89 votos.
Em 2023, uma mulher identificada pelas iniciais S.J.A.F.N. foi presa em Santa Carmem. Ela afirmou à polícia que entregaria drogas a Sapão, que ainda exercia o cargo de vereador na época.
Além da carreira política, Carlos é empresário e dono de um bar em Sinop. Pouco antes da operação, o gerente do local foi preso após denúncias de exploração sexual de uma adolescente de 15 anos no estabelecimento.