Conteúdo/ODOC – O influenciador digital Jefferson Ryan, de 22 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (28), em Sorriso ( a 415 km de Cuiabá), suspeito de integrar uma facção criminosa e utilizar as redes sociais para cometer e promover a prática de diversos crimes.
A prisão foi decretada pela 5ª Vara Criminal de Sinop e cumprida pela Polícia Civil de Sorriso durante a Operação Unfollow.
Na casa do influenciador, foram apreendias diversas porções de entorpecentes, balança de precisão e um rádio comunicador utilizado por membros da facção criminosa.
Ele e um comparsa foram presos no momento em que chegavam à residência, retornando de uma festa, possivelmente realizada com outros integrantes do grupo criminoso.
As investigações iniciaram após a Polícia Civil tomar conhecimento de um perfil na rede social Instagram, em que eram publicados material referente às atividades da facção, como tráfico de drogas, extorsão contra comerciantes e a promoção do grupo criminoso.
Jefferson sempre procurava tapar o rosto nas fotografias para dificultar sua identificação, por se tratar de uma pessoa conhecida na cidade, que atuava como influencer utilizando outro perfil no Instagram, em que realizava publicidade de várias empresas da cidade, além de aparecer em programas de televisão.
Em uma das postagens, o suspeito convida jovens para se associarem ao tráfico, tornando-se seus “representantes comerciais” de drogas ilícitas.
Também foi possível identificar que o criminoso utilizava seus perfis de rede social para ameaçar os comerciantes de forma velada, forçando empresários a realizar pagamentos periódicos aos criminosos, sob pena de terem seus comércios destruídos ou até mesmo suas vidas ceifadas.