O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Wagner Bolonhese, e a secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, em visita à redação do A TRIBUNA, na tarde de ontem, para divulgar a campanha (Foto – A Tribuna)
A campanha “Leão Amigo Roo” está incentivando moradores locais, contadores e empresas a destinar parte do Imposto de Renda devido aos fundos municipais que beneficiam diretamente crianças, adolescentes e idosos da cidade.
A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, e o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Wagner Bolonhese, integram a campanha na cidade.
Em visita ao A TRIBUNA, na tarde de ontem, a secretária explicou que a destinação do imposto de renda para os fundos da Criança e do Adolescente e dos Idosos não tem custo e é seguro.
“Pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto para cada um dos fundos, totalizando 6%, enquanto empresas podem destinar até 2%, sendo 1% para cada fundo”, explicou.
Segundo Alessandra, essa é uma forma dos moradores destinarem recursos diretamente para os fundos. “Esses valores são destinados a entidades da cidade que prestam importantes serviços para crianças, adolescentes e idosos”, acrescentou e reforçou que “entidades como Apae, Louis Braille, Casa do Adolescente, Lar dos Idosos e Recanto dos Idosos são algumas que podem ser beneficiadas”.
A secretária ressaltou que é muito importante contar com esses recursos nos fundos, porque assim é possível garantir que mais políticas públicas de qualidade possam chegar até a população.
O ano passado, conforme informou Bolonhese, Rondonópolis recebeu apenas R$ 1,2 milhão nos fundos da criança e do adolescente e dos idosos, valor que poderia ser muito maior. “Por isso estamos incentivando a destinação”, disse.
Além da Prefeitura e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal do Idoso, a campanha “Leão Amigo Roo” tem o apoio do Conselho Regional dos Contadores de Mato Grosso.
Palestra
Um encontro sobre a campanha acontece no próximo dia 14, às 18h30, no auditório da Unemat. As informações sobre o imposto solidário serão repassadas para contadores e população em geral em palestra com Aloísio Rodrigues da Silva, presidente do Conselho Regional dos Contadores de Mato Grosso.
Como participar
Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido, sendo até 3% para cada fundo. Já pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real podem doar até 2%, sendo 1% para cada fundo.
Para isso, é necessário informar o contador sobre a destinação antes de enviar a declaração à Receita Federal. O período para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 teve início em 17 de março e segue até 30 de maio.
Dados para doação:
Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA)
CNPJ: 20.687.128/0001-82
Agência: 0551-7
Conta: 67.369-2
Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FID)
CNPJ: 20.204.541/0001-25
Agência: 0551-7
Conta: 92.658-2
Por A Tribuna / 10 de abril de 2025