Conteúdo/ODOC – O governador Mauro Mendes (União Brasil), confirmou que vai marcar presença na agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no próximo sábado (24), em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá). O encontro acontece durante o lançamento do Programa Solo, no Assentamento Santo Antônio da Fartura, às 10h.
A confirmação acontece em meio a um histórico recente de desencontros e troca de farpas veladas entre o governo estadual e o Palácio do Planalto. Na última visita de Lula a Mato Grosso, em abril, Mauro sequer compareceu ao evento na região do Xingu, onde o presidente se reuniu com o Cacique Raoni. Na ocasião, o governador alegou não ter sido convidado, episódio que alimentou rumores de crise institucional.
Apesar das divergências políticas, Mauro adotou tom diplomático. “É o presidente do país, e eu, como governador, estarei presente. Represento o Estado de Mato Grosso e seria muito ruim não ir. Independentemente de ideologia, nós temos que respeitar as instituições e as autoridades”, declarou durante entrevista à imprensa nesta quinta-feira (22).
A vinda de Lula a Campo Verde chegou a ser adiada na semana passada por conta da viagem emergencial do presidente ao Uruguai, onde participou do velório do ex-presidente José “Pepe” Mujica.
O reencontro entre Lula e Mauro Mendes também ocorre poucos meses após o governador participar de atos públicos em defesa da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, em eventos liderados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro e em São Paulo. A participação gerou desconforto e tensão na relação institucional com o governo federal.