Conteúdo/ODOC – A corrida pelo governo de Mato Grosso em 2026 promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e publicada pela Revista Veja, revela um cenário de empate técnico triplo entre três dos principais pré-candidatos.
De acordo com os números, a deputada estadual Janaína Riva (MDB) lidera as intenções de voto, com 21,9%. Na sequência, aparecem o senador Wellington Fagundes (PL), com 19,4%, e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que soma 16,9%. Como a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, os três estão tecnicamente empatados na primeira colocação.
Outros nomes que também surgem na disputa são o senador Jayme Campos (União Brasil), com 11,8%, seguido pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), que tem 4,3%, e pelo ex-deputado federal Odílio Balbinotti (MDB), com 4,2%. O ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB), registra 3,5%, e o deputado estadual Max Russi (PSB) tem 2,4%.
Além da disputa pelo Palácio Paiaguás, o levantamento também trouxe dados sobre a corrida pelo Senado. O governador Mauro Mendes (União Brasil), que está em seu segundo mandato e não pode disputar a reeleição, desponta como franco favorito a uma das duas cadeiras no Senado Federal. Ele aparece com 60,8% das intenções de voto, contra 29,2% da deputada Janaína Riva, segunda colocada na pesquisa.
O levantamento da Revista Veja ouviu 1.540 eleitores em 60 municípios do estado entre os dias 7 e 11 de maio de 2025. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o grau de confiança da pesquisa é de 95%.