Terra – O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica morreu nesta terça-feira, 13, aos 89 anos. O político enfrentava um câncer no esôfago e havia anunciado, em janeiro deste ano, que a doença tinha se espalhado.
Na última segunda-feira, 12, a esposa do líder político uruguaio, Lucía Topolansky, anunciou que ele estava em estado terminal e sob cuidados paliativos. De acordo com a senadora, os médicos estavam tentando “fazer isso acontecer da melhor forma possível”, mantendo-o sem dor, capaz de dormir e sem ansiedade.
Por meio das redes sociais, Yamandú Orsi, presidente do Uruguai, lamentou a morte de Mujica.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, militante, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido Velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”.
Nascido em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, Pepe integrou o Movimento de Liberação Nacional – Tupamaros. O grupo guerrilheiro atuava em assaltos a bancos, distribuindo dinheiro para a população pobre da capital uruguaia.
Um dos grandes líderes políticos da América do Sul, Mujica foi presidente do Uruguai de 2011 a 2015. Após deixar o cargo, ele se tornou senador, posto que ocupou até 2018. Antes, também foi ministro da Agricultura.