Conteúdo/ODOC – Uma pesquisa inédita da Percent, divulgada com exclusividade pelo Portal O Documento e TV Cuiabá, revela uma forte insatisfação da população de Cuiabá com a Águas Cuiabá, responsável pelo abastecimento de água e esgoto na capital. Entre os principais destaques do levantamento, está a reprovação de quase 80% da população ao recente reajuste tarifário e a insatisfação generalizada com os serviços prestados.
De acordo com os dados do relatório, 79,7% dos entrevistados consideram injusto o reajuste de 4,4% na tarifa de água, aplicado em março deste ano. O aumento foi considerado abusivo pela ampla maioria da população, especialmente diante da qualidade dos serviços entregues.
A pesquisa ainda apontou que a avaliação geral dos serviços prestados pela Águas Cuiabá em relação ao abastecimento de água e esgoto também é preocupante: 30,8% dos entrevistados consideram os serviços ruins ou péssimos, enquanto apenas 27,9% têm uma avaliação positiva. Os que avaliaram como “regular” somam 40,5%, sinalizando uma percepção morna ou insatisfeita da maioria.
A pesquisa quantitativa foi realizada entre os dias 2 e 6 de abril de 2025 com 600 entrevistas domiciliares em toda a capital, com margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

Além dos números da pesquisa, o descontentamento popular ocorre em meio a mudanças significativas na regulação dos serviços de água e esgoto em Cuiabá. Recentemente, a Câmara Municipal aprovou – e o prefeito Abilio Brunini (PL) sancionou – um projeto de lei que extingue a Arsec (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados). Agora haverá conselhos por setores, afim de evitar aumentos abusivos em serviços prestados como passagem de ônibus e água e esgoto.