Conteúdo/ODOC – O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou, nesta terça-feira (25), que câmeras de segurança serão instaladas dentro das salas de aula das escolas municipais da Capital. A medida visa reforçar a segurança dos estudantes e promover um ambiente mais protegido para a educação, ampliando o monitoramento nas unidades escolares.
A decisão vem em resposta ao caso de agressão envolvendo um adolescente de 12 anos na Escola Estadual Antônio Epaminondas, ocorrido no último dia 12. O estudante, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi alvo de violência por parte de colegas, fato que só veio à tona após a família da vítima ter acesso a um vídeo das agressões, gravado pelos próprios agressores. Segundo a mãe do aluno, ele relatou ter sido perseguido desde o ano passado por um colega, que o chamava de “louco” devido ao seu diagnóstico.
Em coletiva, Abílio Brunini explicou que as câmeras serão instaladas não apenas nas áreas comuns das escolas, mas também dentro das salas de aula. O objetivo, segundo ele, é monitorar comportamentos e prevenir ocorrências de bullying, como a que resultou na agressão ao adolescente.
“Estamos ampliando a segurança nas escolas para garantir que os estudantes possam aprender em um ambiente seguro. As câmeras serão implantadas para monitorar o comportamento dentro das salas de aula e nas áreas comuns. Já temos câmeras em algumas escolas, mas vamos expandir essa medida para garantir mais proteção a todos”, afirmou o prefeito.
A decisão de ampliar o monitoramento vem após uma série de casos de violência escolar na cidade. Abílio destacou que as câmeras não serão acessíveis ao público, sendo o monitoramento de responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá, garantindo a proteção dos estudantes sem expô-los em redes sociais ou em qualquer outro meio público.
“Essas câmeras têm como objetivo acompanhar e proteger as crianças, sem colocar em risco a privacidade delas. Elas serão usadas para segurança e para garantir um ambiente escolar livre de violência”, reforçou o prefeito.