Conteúdo/Odoc
A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, afirmou nesta terça-feira (7) que a Pasta enfrenta um “excesso de servidores” em algumas unidades e que medidas de redimensionamento serão adotadas para aprimorar a eficiência no atendimento à população.
A declaração foi feita durante uma visita às obras inacabadas do antigo Pronto-Socorro Municipal. Segundo a secretária, muitas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com atendimento abaixo do potencial, o que acaba sobrecarregando as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA).
“Estamos identificando unidades com deficiência, mas a maioria tem excesso de servidores. Teremos que fazer um redimensionamento da rede para atender essa demanda. Temos um subaproveitamento significativo das UBS em termos de volume e atendimento”, afirmou.
De acordo com Lúcia Helena, é possível ampliar o atendimento básico, aumentando o número de consultas realizadas nas UBS, o que contribuiria para reduzir a demanda nas UPA.
“É possível melhorar esse atendimento colocando mais quatro, cinco consultas por período, o que vai desafogar bastante as UPA que temos hoje. Pretendemos não só ouvir, mas ir às unidades verificar o que precisa ser feito”, pontuou.
A secretária também reforçou que há médicos suficientes para atender à demanda da rede e que a prioridade é retirar os casos de baixa complexidade das UPA, direcionando esses atendimentos para as UBS.
“Os médicos estão atendendo normalmente, mas nunca tem [profissionais] sobrando. Eu diria que tem o suficiente para atender ao nosso propósito de retirar a baixa complexidade das UPA, que não precisavam estar lá, e [os pacientes] serem atendidos nas unidades básicas de Saúde”, concluiu.