Conteúdo/ODOC – O ex-governador e ex-senador Pedro Taques (ainda sem partido) criticou publicamente a postura da deputada estadual Janaina Riva (MDB) após a parlamentar afirmar, em plenário na Assembleia Legislativa, que possui dossiês e denúncias contra a gestão do governador Mauro Mendes (União), mas que só os tornará públicos “na hora certa”.
Nas redes sociais, Taques classificou a atitude de Janaina como omissão e cobrou que os documentos sejam entregues imediatamente aos órgãos competentes. “Se existem documentos que apontam corrupção, desvio de dinheiro ou crimes na saúde pública, não entregar é ser cúmplice por omissão”, disparou.
O ex-governador também alertou que manter os documentos em sigilo pode configurar crime de prevaricação. “A hora certa é agora. A senhora tem o dever funcional de entregar esses documentos. Eu, o cidadão, o povo de Mato Grosso têm o direito de saber o que há nesses dossiês”, reforçou.
Na sequência, Taques lembrou que a Constituição Federal, no artigo 53, §6º, garante à parlamentar o direito de não revelar a fonte, mas não a autoriza a ocultar provas.
“Quem tem compromisso com o Estado, não esconde nada do povo. É um dever da deputada Riva entregar esses dossiês. O povo de Mato Grosso, o Ministério Público e a Polícia têm o direito de saber o que há nesses documentos”, concluiu.