BANNER-728X90-ANUNCIE-AQUI-AZUL

80 ANOS: É nessa faixa etária que o risco de câncer diminui, afirma estudo

Cancer detection and screening as a treatment for malignant cells with a biopsy or testing caused by carcinogens and genetics with a cancerous cell as an immunotherapy symbol as a 3D render.© iSTock/wildpixel

O risco de câncer aumenta com a idade, devido ao acúmulo de mutações genéticas. No entanto, um estudo recente publicado na revista Nature revela que, após os 80 anos, o risco de câncer tende a diminuir.

Os pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK) descobriram que as células envelhecidas perdem a capacidade de se renovar, o que reduz a incidência de tumores.

O pico de risco e a queda após os 80 anos

Em geral, o risco de câncer atinge o pico por volta dos 70 anos, especialmente em tipos como o câncer de pulmão. A pesquisa mostrou que, após os 80 anos, a incidência de novos casos começa a cair, como destacou a autora principal Xueqian Zhuang. A explicação para essa redução está ligada à perda da capacidade regenerativa das células.

O papel do ferro e da proteína NUPR1

O estudo também abordou a influência do ferro e da proteína NUPR1 no envelhecimento celular. Os pesquisadores observaram que, em camundongos com adenocarcinoma pulmonar, as células pulmonares mais velhas funcionavam como se estivessem com deficiência de ferro, mesmo quando havia ferro suficiente disponível. Essa disfunção impediu a regeneração celular normal, o que contribuiu para o menor desenvolvimento de tumores.)

Ficar Em Forma Mais Cedo Na Vida Reduz O Risco De Câncer

Riscos de restaurar a capacidade regenerativa

Embora a pesquisa tenha identificado maneiras de restaurar a capacidade regenerativa das células pulmonares, como aumentar os níveis de ferro ou reduzir a proteína NUPR1, esse processo não foi sem riscos.

Restaurar a regeneração celular em camundongos mais velhos resultou em uma maior propensão ao câncer. Por isso, os cientistas alertam que essa abordagem pode não ser apropriada para pessoas com alto risco de desenvolver câncer.

Implicações para a prevenção do câncer

Os resultados do estudo sugerem que as intervenções preventivas devem focar principalmente na faixa etária em que o risco de câncer é mais alto, antes dos 80 anos. Embora esses achados abram novas perspectivas, é importante ter cautela, pois mais pesquisas são necessárias para entender completamente os mecanismos envolvidos.

Importância da prevençã

Independentemente da idade, a prevenção continua sendo a chave para reduzir o risco de câncer. Manter hábitos saudáveis, como não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, praticar exercícios e realizar exames médicos regulares, são fundamentais para proteger a saúde em todas as fases da vida.

Folato pode reduzir risco de câncer colorretal, sugere estudo

Em um estudo recente, cientistas do Imperial College London descobriram que o consumo diário de folato (vitamina B9) pode reduzir o risco de câncer colorretal em até 7%. A pesquisa sugere que uma dieta rica em vegetais verdes, como espinafre e brócolis, pode ter um impacto positivo na prevenção de câncer intestinal, com implicações para políticas de saúde pública. Para mais informações, consulte a matéria completa no Catraca Livre.

Compartilhar artigo:​

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Mt. 22:37

Contato

 Avenida Nossa Senhora Aparecida, S/N – Itanhangá (MT)

(65) 98415-2042

© 2024 Todos os direitos reservados