24 de janeiro de 2025Situação da empresa pública deixa Rondonópolis em dificuldades para receber recursos
Paço Municipal vai solicitar parcelamento de dívida
O Paço Municipal informou ao A TRIBUNA que a secretária de Receita, Rane Curto, vai oficiar o diretor-presidente da Coder, Argemiro Ferreira, para que inicie as negociações para parcelamento da dívida da empresa pública junto à Receita Federal. A medida atende um pedido do prefeito Cláudio Ferreira.
Com a situação crítica da Coder, mergulhada em dívidas e sem certidão negativa por não honrar os compromissos financeiros, a Prefeitura de Rondonópolis também ficou sem a certidão negativa, por ser subsidiária da Coder.
Isso acaba impedindo que o Município receba recursos, repasses federais e também valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que pode deixar a cidade em sérios problemas.
Também ao A TRIBUNA, o prefeito destacou que está tentando buscar resolver a “irresponsabilidade da gestão passada” que deixou a cidade sem certidão negativa. O governo passado fez negociações de dívidas, mas não honrou os pagamentos dos parcelamentos, deixando o Município em dificuldades diante do Fisco.
A Coder foi recebida pela nova gestão com uma dívida ultrapassando a casa dos R$ 262 milhões, conforme auditoria realizada pela Controladoria Interna da Prefeitura de Rondonópolis.
Toda a situação envolvendo a empresa faz a gestão acreditar em evidências fortes de graves prejuízos aos cofres públicos. Além do parcelamento das dívidas, será necessário ainda aplicar medidas para conter o endividamento e realizar uma reestruturação financeira por completo.
Por A Tribuna