A cratera ameaça diretamente a cabeceira da ponte sobre o Arareau (Foto – Jhayne Lima)
Os reparos na cratera que se formou ao lado da ponte sobre o Córrego Arareau, na Avenida Marechal Rondon, em Rondonópolis, estão previstos para começar na próxima terça-feira (6), segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra).
A ação ocorre após sucessivas cobranças por parte de moradores, diante da gravidade do problema que vem se arrastando desde o início do ano.
A erosão, que começou após o rompimento de galerias de águas pluviais, foi agravada pelas chuvas intensas dos primeiros meses do ano e continua avançando perigosamente em direção à via. A cratera ameaça diretamente a cabeceira da ponte e coloca em risco a estrutura que conecta a Rua Benedito Ferron e a Avenida Marechal Rondon.
A ponte liga a região dos bairros Vila Cardoso, Belo Panorama e Jardim da Glória com os bairros Jardim Brasília, Jardim dos Pioneiros e Centro e os moradores manifestaram preocupação com a demora na intervenção.
Muitos relatam que o buraco tem aumentado visivelmente e temem que a falta de contenção cause o colapso parcial ou total da ponte.
Além do risco estrutural, há também reclamações sobre a falta de manutenção no entorno da ponte. A vegetação alta de um dos lados tem dificultado o trânsito de pedestres, que precisam dividir espaço com os veículos em um dos lados da via.
No início de fevereiro, a Sinfra afirmou que estava ciente do problema e monitorava a situação. Já no início de abril, a reportagem do A TRIBUNA entrou em contato novamente com a pasta, que afirmou que a responsabilidade pelo serviço foi repassada à Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).
De acordo com a nota mais recente da Sinfra, desta sexta-feira (2), os serviços estão programados para iniciar na terça-feira (6).
“A Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que já está ciente da situação e solicitou reparos no local. Os serviços estão previstos para começarem na terça-feira”, disse por meio de nota.
A reportagem do A TRIBUNA acompanha o caso desde os primeiros sinais do problema. Com os serviços previstos para a próxima terça-feira, a população espera que finalmente haja uma solução concreta para a erosão. A prefeitura não divulgou o prazo de conclusão das obras.
Por A Tribuna/ 3 de maio de 2025