Com o início de uma nova legislatura na Câmara Municipal de Cuiabá, mais de 400 servidores comissionados foram exonerados. Alguns destes servidores estavam lotados em gabinetes de vereadores que não se reelegeram. A nova Mesa Diretora do Legislativo municipal já assumiu a gestão e deve fazer novas contratações.
Conforme o Portal da Transparência da Câmara Municipal, as mais de 400 exonerações ocorreram no dia 31 de dezembro de 2024. Conforme esclarecido pela assessoria da nova presidente do Legislativo, a vereadora Paula Calil (PL), ao final de cada legislatura a Câmara Municipal passa por um processo de reestruturação nas secretarias e gabinetes dos vereadores, sejam eles eleitos pela primeira vez ou reeleitos.
Explicou que, por isso, a gestão anterior realiza as exonerações necessárias, permitindo que a nova legislatura tenha autonomia para reorganizar os cargos e formar equipes alinhadas às demandas e prioridades para atender a população. Consequentemente esse processo resulta em um número significativo de demissões, seguido de novas contratações, garantindo a renovação e eficiência administrativa.
A nova Mesa Diretora, composta exclusivamente por mulheres, já iniciou os trabalhos na Câmara com reuniões nessa quinta-feira (2). Uma sessão extraordinária estava marcada para hoje (3), mas foi adiada e será realizada na próxima terça-feira (07), às 14h, no Plenário das Deliberações.
Fonte: GD/Foto Divulgação / TRE-MT